Trimble apresenta novas tecnologias de agricultura de precisão para semeadura e pulverização na Expodireto

Novo monitor GFX-350 com sistema operacional Android e interface intuitiva para o operador faz parte de um conjunto de soluções para semeadura mais uniforme, o que resulta em uma lavoura homogênea e mais produtiva; sistema de aplicação de herbicida WeedSeeker 2 permite economizar até 95% em insumo

04.03.2022 | 13:42 (UTC -3)
Ricardo Maia
Novo monitor GFX-350 com sistema operacional Android e interface intuitiva para o operador faz parte de um conjunto de soluções para semeadura mais uniforme, o que resulta em uma lavoura homogênea e mais produtiva; sistema de aplicação de herbicida WeedSeeker 2 permite economizar até 95% em insumo. - Foto: Divulgação
Novo monitor GFX-350 com sistema operacional Android e interface intuitiva para o operador faz parte de um conjunto de soluções para semeadura mais uniforme, o que resulta em uma lavoura homogênea e mais produtiva; sistema de aplicação de herbicida WeedSeeker 2 permite economizar até 95% em insumo. - Foto: Divulgação

A 22ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontece entre os dias 7 e 11 de março em Não-Me-Toque (RS), conta com a participação da Trimble. Este ano a marca apresenta soluções em agricultura de precisão para plantio com controle de taxa para sementes e fertilizantes, aplicação seletiva de defensivos na lavoura, monitoramento da operação e controle de aplicação, sistema de piloto automático, fazenda conectada, entre outras ferramentas. Os visitantes poderão conferir de perto, por exemplo, soluções como o novo monitor GFX-350 e o sistema de aplicação seletiva WeedSeeker 2.

Produtores da região que buscam ingressar ou incrementar o uso de tecnologias de agricultura de precisão poderão conferir o Trimble GFX-350. Além de máxima resistência e robustez, o monitor pode ser instalado em tratores com ou sem cabine e também é compatível aos mais modernos receptores e pilotos Trimble, permitindo que o produtor adicione e pague por funcionalidades, conforme a necessidade da propriedade.

O monitor se destaca também pela facilidade de uso, já que possui sistema operacional Android, assim como nos smartphones, e pela simplicidade de transferência do equipamento entre diferentes máquinas. O sistema é utilizado e pode ser recomendado para os diversos tipos de culturas e propriedades.

Lígia Amaral, gerente de Marketing e Comunicação da Trimble Agricultura na América Latina, destaca que o foco da Trimble é oferecer aos agricultores tecnologias de fácil uso e que simplifiquem o dia a dia. “Tudo isso para tornar a agricultura uma atividade cada vez mais produtiva, rentável e sustentável”, diz Lígia.

Ela acrescenta ainda que “as ferramentas que compõem o sistema de agricultura de precisão da Trimble possuem um diferencial por serem altamente intuitivas, ou seja, com algumas orientações, o operador consegue utilizar e iniciar os trabalhos”. No estande da Trimble na feira, os visitantes poderão conferir o funcionamento dessas tecnologias em espaços dedicados exclusivamente a elas.

Tecnologia para mais produtividade

No evento, os produtores gaúchos poderão ver uma gama de tecnologias, a começar com as soluções voltadas para plantio, a exemplo do Field-IQ ISOBUS, equipamento de fácil instalação em implementos que possibilitam o controle linha a linha de plantio, assim como o controle da taxa de fertilizante e sementes. Com ele, o agricultor poderá fazer o controle de até 96 seções da plantadeira, com o desligamento automático das linhas. Essa tecnologia ajuda o produtor a eliminar falhas e sobreposições, o que resulta em um aumento de produtividade e principalmente economia do insumo.

A tecnologia da Trimble monitora e analisa a distribuição, população, singulação e espaçamento entre as sementes para obter melhores resultados de produtividade. Para que o operador foque sua atenção somente na operação de plantio, a Trimble também oferece tecnologias de orientação para implementos, a exemplo do TrueGuide. Indicado para cultura de cereais, essa solução corrige a posição do implemento através da movimentação do trator, sem necessitar de adaptação no implemento.

Caso seja necessária uma precisão maior, como no caso da batata e alguns hortifrutis, o indicado é a solução TrueTracker, que corrige a posição do próprio implemento. Os visitantes da Expodireto também poderão conhecer ao vivo o sistema de aplicação seletiva WeedSeeker 2 (WD2), com uso de um sensor óptico avançado, que tem luz vermelha e infravermelha, e potência de processamento. O sistema detecta e aplica herbicidas para as ervas daninhas de forma individual, promovendo redução do uso de insumos inversamente proporcional à infestação do campo aplicado, chegando a uma economia de até 95% em herbicidas.

O WS2 estará disponível no estande da Trimble para que os produtores conheçam de perto a tecnologia que se adapta a todos os tipos de pulverizadores do mercado, sem que haja a necessidade de investimento em um novo equipamento. Durante a Expodireto, os visitantes poderão tirar dúvidas não só sobre o sistema, mas sobre toda a gama de produtos que compõem as soluções de agricultura de precisão da Trimble.

José Carlos Bueno, diretor comercial da América Latina para a agricultura da Trimble para a América Latina, observa que os produtores da região encontrarão soluções para diversos tipos de culturas e tamanhos de propriedades. “Estamos satisfeitos por, mais uma vez, levar novidades e tecnologias de última geração para a Expodireto. Trabalhamos muito para oferecer ao agricultor soluções que são realmente capazes de contribuir para o desenvolvimento do seu negócio”, afirma.

Conheça mais sobre algumas das soluções expostas no estande da marca:

Trimble GFX-350 é o mais novo monitor de orientação da Trimble. Esta barra de luz ajuda também a monitorar e mapear com precisão informações coletadas no campo, a partir do seu uso na máquina agrícola, em tempo real. O sistema operacional é baseado na tecnologia Android e de uso intuitivo, sendo fácil a sua utilização. Esta solução oferece grande funcionalidade no dia a dia da produção, permitindo melhor gestão da área cultivada.

WeedSeeker 2 é o sistema de pulverização seletiva da Trimble, é capaz de gerar economia de até 95% em herbicidas. Usando ótica avançada e potência de processamento, o sistema detecta e aplica defensivos somente nas ervas daninhas, reduzindo assim a utilização de herbicidas.

Sinal de correção Trimble RTX é o melhor sistema de correção de sinal de alta precisão do mercado. O sinal de correção do CenterPoint RTX é o único com repetibilidade comprovada e é a solução mais estável e robusta para os momentos de cintilação, em comparação a qualquer outra solução do mercado.

Receptor NAV- 900 trabalha com mais constelações e, por isso, o sinal de GNSS (sistema de navegação por satélite semelhante ao GPS) tem um tempo de convergência muito menor e um desempenho mais robusto com maior precisão.

A Expodireto Cotrijal acontece de 07 a 11 de março em Não-Me-Toque (RS). O estande da Trimble é o de número 264 e está localizado no final da Avenida D à direita.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024