Valor Bruto da Produção mantém-se estável em 2010
Segundo relatório da ISAAA (sigla em inglês para Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia), órgão internacional que acompanha a adoção de produtos transgênicos, a área de milho Bt no Brasil cresceu, em 2009, 3,7 milhões de hectares, o equivalente a um aumento de 400% em relação a 2008. Para o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), a tecnologia deve ser adotada em mais da metade de milho safrinha este ano, e deve ficar ser usada entre 60% e 70% das plantações em 2011.
“A tecnologia Bt protege a cultura do milho de danos causados pelos insetos-praga como a broca-do-colmo, a lagarta-da-espiga e a lagarta do cartucho. É uma tecnologia muito importante, mas que deve ser vista como uma ferramenta a mais de manejo, e não como a solução definitiva para o controle destas pragas. A adoção de outras técnicas, como o monitoramento da população de insetos e o tratamento de sementes continuam a ser fundamentais”, afirma o agrônomo e pesquisador Aroldo Marochi.
A realização do tratamento de sementes está cada vez mais frequente entre os produtores, que estão mais conscientes sobre a importância desta prática. “Tanto no milho convencional quanto no Bt o tratamento de sementes é uma etapa muito importante, pois protege a fase inicial da lavoura do ataque de várias espécies de insetos-praga e também dos nematoides. Com isso, o arranque inicial ocorre de forma mais vigorosa, além de assegurar o estande, o que consequentemente manterá potencial produtivo da lavoura”, diz Mariel Augusto Alves, gerente da cultura Milho para a região Sul da Bayer CropScience.
“As perdas de produtividade na cultura do milho ocasionada por algumas dessas pragas iniciais, principalmente na região Sul, pode chegar índices elevados. Para todas elas – sejam sugadoras (percevejos), mastigadoras (lagartas), de solo (corós e larva alfinete) – o tratamento de sementes é uma ferramenta preventiva efetiva, que em parceria com outras técnicas de manejo deve ser aplicado tanto nos híbridos convencionais quanto nos transgênicas”, reforça Marochi.
Para auxiliar o produtor de milho a proteger a lavoura, a Bayer CropScience desenvolveu CropStar, inseticida de uso exclusivo para tratamento de sementes cujo grande diferencial é o controle conjunto de pragas sugadoras, mastigadoras (lagartas) e nematoides.
“Desde 2006 o CropStar está disponível para a cultura do milho, e devido aos ótimos resultados o produto recebeu recentemente registro para extensão de uso para outras dez culturas. O produtor de milho sabe que esta é uma cultura diferenciada, na qual são cultivadas menos plantas do que em outros cultivos, como soja, por exemplo. Por isso, cada pé de milho perdido traz grande prejuízo ao agricultor. Daí a importância de se investir no tratamento de sementes adequado para proteção do complexo de pragas iniciais, garantir o estande, o arranque inicial e o vigor, inclusive em milho Bt”, finaliza Alves.
Devido às suas propriedades físico-químicas, CropStar tem estabilidade em diferentes condições climáticas, sendo absorvido e translocado rapidamente, protegendo a planta no momento mais crítico. Como apresenta amplo espectro de controle, protege a fase inicial da lavoura do ataque de várias espécies de insetos-praga e também dos nematoides.
A formulação de CropStar é de última geração, proporcionando uniformidade de distribuição e excelente aderência às sementes, sem formação de pó no processo de tratamento, nas sacarias de sementes e na semeadura. A secagem da semente após o tratamento é muito rápida, mantendo o vigor e poder germinativo.
O produto confere maior período de proteção e, em virtude da sua modalidade de aplicação, tem seletividade ecológica para os inimigos naturais. Áreas tratadas com CropStar resultam em plantas vigorosas, com estande normal, uniformes e com potencial produtivo, tanto por seu desempenho como inseticida-nematicida quanto pelos benefícios proporcionados pela Força Anti-Stress (FAS), que influencia de forma positiva a fisiologia da planta, melhorando a circulação, distribuição e absorção dos nutrientes necessários para seu desenvolvimento completo.
O Grupo Bayer é uma empresa global cujas principais atividades são focadas nas áreas de cuidados de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience AG, subsidiária da Bayer AG e com faturamento anual em torno de EUR 6.5 bilhões (2009), é uma das líderes na área de ciências agrícolas voltada para os segmentos de Proteção de Cultivos, Sementes e Traits e Controle de Pragas Não-Agrícolas. A empresa oferece uma excelente gama de produtos e extensivos serviços de apoio tanto para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável como para aplicações na área de saúde ambiental. A Bayer CropScience conta com uma força de trabalho global de 18,700 mil colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, conta com mais de 900 colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo.
Acesse nosso site:
The Jeffrey Group (assessoria de imprensa para Bayer CropScience)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura