Prazo para declaração do ITR termina na próxima segunda-feira
A Tradecorp do Brasil participa da Ficafé, que ocorre de 02 a 04 de outubro na cidade de Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná.
A feira é considerada uma excelente plataforma de negócios e reúne empresários e profissionais da cadeia cafeeira para troca de experiências e novas ideias. Além de proporcionar mais conhecimento com os eventos focados em palestras, workshops e competições.
As vantagens de uma planta bem nutrida
Hoje, no Brasil, aproximadamente 20% de toda a área de café é irrigada. De acordo com o professor e doutor em engenharia agrícola pela Unicamp Ricardo Teixeira, consultor da Tradecorp, um cafeeiro bem nutrido apresenta, além da resistência maior às doenças, uma qualidade de grãos superior, com tamanho maior e maior produtividade. Seus grãos resultam numa bebida mais saborosa e aromática, mais ao gosto do consumidor, e são usados por baristas para a formulação de cafés gourmets.
Para gerar esses resultados ao cafeicultor, a Tradecorp trabalha com uma linha de produtos específica para fertirrigação, formada pela Gama Nutricomplex, que tem várias formulações, atendendo às diferentes necessidades dos produtores, além do Ruter e do Humitec. Os produtos da Tradecorp auxiliam na defesa contra as condições de estresse, ajudam a planta no enraizamento, na emissão de novos ramos e no “pegamento” das flores.
Segundo Teixeira, “a maior produtividade de café nas áreas fertirrigadas acontece porque se coloca a quantidade de nutrientes de uma forma mais adequada no cafeeiro e, por consequência, existe uma perda menor de fertilizantes em comparação aos métodos convencionais”.
Cuidados fundamentais e mais economia
Existem dois cuidados fundamentais que devem ser tomados na aplicação da fertirrigação que dizem respeito à água e ao fertilizante a serem utilizados. “O primeiro cuidado que o produtor tem que ter é em relação à qualidade do fertilizante que ele vai usar. Os fertilizantes de fertirrigação têm algumas características que os normais não têm e não precisam ter, como por exemplo, pureza e solubilidade, que é a propriedade que ele tem de se misturar na água e não levar resíduos indesejáveis para o solo. O segundo ponto é o manejo da água, que se for feito de maneira incorreta, não adianta adubar porque os fertilizantes somente agirão se ele estiver adequado ao tipo de solo e a fase fenológica da cultura”, finaliza Teixeira.
A fertirrigação também contribui com a redução de custos com mão de obra por hectare e a economia de água e energia elétrica, já que a irrigação é localizada. Outra vantagem da fertirrigação se refere ao meio ambiente. “A menor utilização de adubos diminui, por exemplo, a ocorrência de contaminação do lençol freático, porque não há excesso de componentes que podem ‘lixiviar’ na aplicação”, comenta Teixeira.
Serviço
Ficafé 2013
02 a 04 de outubro
Centro de Eventos – Jacarezinho (PR)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura