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A Tractor Supply, varejista norte-americana sediada em Brentwood, estado do Tennessee, iniciou reviravolta em suas políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) após enfrentar críticas ferozes nas redes sociais. Em comunicado no último dia 27, a mensagem foi clara: "eliminaremos as funções de DEI e retiraremos nossas metas atuais de DEI, garantindo ao mesmo tempo um ambiente respeitoso”.
Tudo começou em 6 de junho, quando Robby Starbuck, diretor de cinema e ativista conservador, publicou mensagem na plataforma X (ex-Twitter) denunciando "posturas progressistas” da Tractor Supply. A ideia era simples: já que a empresa despreza a opinião de seus clientes, é necessário começar a comprar de fornecedores que estejam realmente sintonizados com as aspirações do setor rural.
Dentre várias mensagens, ele postou: “aqui está o que você pode fazer: comece a comprar o que puder de outros lugares até que a Tractor Supply faça mudanças reais e mostre que respeita a maioria de seus clientes o suficiente para não gastar o dinheiro que lhes damos em causas às quais nos opomos profundamente. Como alguém que tem uma fazenda, sei que isto não é fácil, mas se não lhes mostrarmos quem são os seus clientes, eles continuarão a fazer isso”.
Quando os ataques de Starbuck começaram a ganhar apoio nas redes sociais, os executivos da empresa monitoraram os sinais de que a mensagem estava ressoando com seus clientes mais leais. Após a postagem de 6 de junho, houve um aumento rápido nas críticas online. Inicialmente, alguns executivos pareceram esperar que o interesse diminuísse rapidamente, como em outras questões virais. No entanto, a atenção continuou a crescer à medida que Starbuck publicava uma série de críticas, resultando em reclamações de clientes e funcionários.
A empresa concluiu que Starbuck não iria desaparecer, e o termo "Tractor Supply" começou a ser tendência na plataforma X na semana passada. Curiosamente, os fatos citados por Starbuck foram extraídos principalmente de vídeos e documentos públicos da própria empresa, como fotos de executivos e suas aparentes afiliações políticas. Isso afastou a possibilidade de a empresa atribuir as opiniões a notícias falsas (“fake news”).
A Tractor Supply, que emprega cerca de 50 mil funcionários e possui mais de 2.250 lojas, reafirmou no comunicado do dia 27 de junho seu "compromisso com as comunidades rurais dos Estados Unidos”. E destacou a importância de direcionar seus investimentos para áreas que mais beneficiam esses locais, implicitamente reconhecendo que não o fazia anteriormente. A empresa destacou que continuará apoiando causas como educação agrícola, bem-estar animal e iniciativas para veteranos (militares), mas interromperá o apoio a festivais de orgulho LGBTQ+ e campanhas de votação, atividades que não estão diretamente ligadas ao seu negócio.
Entre as medidas anunciadas, a Tractor Supply informou que não submeterá mais dados à Human Rights Campaign e que eliminará funções relacionadas a "diversidade, equidade e inclusão" (DEI), ao mesmo tempo que assegurará um ambiente de respeito. Além disso, a empresa retirará suas metas de emissão de carbono para focar em esforços de conservação de terras e água.
"Temos ouvido dos clientes que os decepcionamos. Levamos esse feedback a sério", afirmou a empresa no comunicado. Conforme o comunicado, o ajuste de foco visa alinhar melhor as atividades da Tractor Supply com os valores das comunidades a que serve.
A empresa destacou ainda seu contínuo investimento em causas essenciais para a "América rural", como o apoio ao Future Farmers of America (FFA) e relações duradouras com o 4-H e outras organizações educacionais.
A postagem inicial de Robby Starbuck pode ser lida em https://x.com/robbystarbuck/status/1798773494127411262
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