Ministro quer diálogo permanente com empresas vinculadas
A Agropecuária Jacarezinho mais uma vez comprova a eficiência do seu trabalho de melhoramento genético do gado Nelore com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) ao se destacar no 14º Sumário de Touros Aliança Nelore – Edição 2011. A publicação é uma das mais conceituadas do meio pecuário e coletou informações genéticas de 1.146 touros avaliados de diversos programas de melhoramento genético ao avaliar animais de 228 fazendas espalhadas pelo País e um banco de dados de 1.588.773 exemplares.
O destaque desta edição fica novamente pela grande contribuição da Jacarezinho que colocou 50% dos animais entre os 10 primeiros colocados Deca 1: Chumbo (2º), Zinco (5º), Jaçanã (8º), Cobre (9º) e Katule (10º). Primeiro colocado do Sumário Aliança, o touro Torpedo PA também é filho de um grande reprodutor formado pela empresa (Bach AJ). Além disso, de todos os touros Jacarezinho listados na edição, 62,2% deles situam entre os animais Deca 1 e 2 para Índice Final, característica que agrupa de forma ponderada todas as outras características avaliadas e, 90,9% deles se posicionaram entre os Decas 1 e 5, também para Índice Final em um total de 143 animais listados.
“O Sumário Aliança Nelore comprovou que a grande maioria dos touros Jacarezinho encontra-se na prateleira superior se comparados aos mais variados trabalhos de melhoramento genético de Nelore do País. Mais uma vez mostramos nosso diferencial, que visa produzir animais acima de tudo eficientes, capazes de encurtar o ciclo de produção, e gerar valor genético tanto para a produção comercial (bezerros e animais para abate) como na produção de filhos com potencial de se tornarem grandes reprodutores”, garante Ian David Hill, Diretor da Jacarezinho.
Além destes, outros dados interessantes colocam a empresa na vanguarda e em posição de destaque dentro da edição do Sumário. Dentre de todos os 0,1% melhores touros da edição, 47% deles são de origem Jacarezinho. Para as fêmeas os resultados não são diferentes: das 100 melhores vacas de toda a Conexão Delta G listadas nesta edição, 44 delas também são provenientes do rebanho da Agropecuária Jacarezinho.
Chancelada pela GenSys, a publicação avaliou 22 características de importância comercial tais como peso ao nascimento, velocidade de ganho de peso à desmama e ao sobreano, a composição do peso na carcaça por meio das DEP’s de conformação, precocidade e musculatura, além de outras características complementares: temperamento, altura da garupa, duração, gestação e caracterização racial.
Teste de Progênie Conexão Delta G – Outro fato de destaque recente da Jacarezinho foi a participação no Teste de Progênie da Conexão Delta G 2011, prova com a finalidade de identificar indivíduos superiores da raça Nelore de todos os associados - safra 2009. A empresa novamente confirmou a superioridade genética dos seus animais ao apresentar 15 touros entre os 40 animais aprovados na totalidade.
Luiz Fernando Boveda, Gerente de Pecuária da Agropecuária Jacarezinho, explica que no início do teste foram indicados 430 touros em toda a Conexão Delta G, sendo que 186 partiram do rebanho da Jacarezinho (43,2% do total). “Outro fator representativo é que 95 animais participantes da prova (22,1%) são filhos de Dvorak, Scheidt e Chumbo, reprodutores da Jacarezinho de grande destaque na pecuária nacional e que são as três maiores paternidades dentro do teste”, complementa. “É a genética que traz lucro aos pecuaristas”, conclui Carvalho.
Mais informações sobre Agropecuária Jacarezinho pelo telefone (77) 3612-3100 e (18) 3401-9300 ou
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura