Touro vencedor da categoria Angus CP CRV Lagoa tem genética 100% nacional

24.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Carlos Nascimento Jr.

Entre abril e setembro de 2011, 34 animais da raça Angus de diferentes localidades do Brasil participaram do Centro de Performance da CRV Lagoa, que teve apoio da Associação Brasileira de Angus, com objetivo de disponibilizar a pequenos, médios e grandes criadores a avaliação de seus animais num teste de desempenho, identificando animais jovens com perfomance superior em sistema de confinamento além de características de qualidade de carcaça e racial , servindo também como fonte de touros jovens para o teste de progênie no programa PAINT, da CRV Lagoa.

Os animais Angus inscritos no CP CRV Lagoa foram avaliados pelo desempenho em várias características, e ficaram em confinamento durante 200 dias. “É importante ressaltar que todos os animais, além de serem testados nas mesmas condições de manejo, atendem todas as necessidades da pecuária de corte moderna”, explicou Cristiano Leal, gerente de taurinos de corte da CRV.

Dentre os animais participantes da raça Angus, o touro Catanduva 1640, dos pecuaristas Fábio e Fabiana Gomes, da Cabanha Catanduva (Cachoeira do Sul – RS) foi o grande campeão da categoria Angus do Centro de Performance. “De todos os animais, esse touro foi o que mais se destacou nas 12 categorias avaliadas, sendo superior, principalmente, nas características econômicas, como Ganho de Peso, Ganha Médio Diário, Circunferência Escrotal, Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura Subcutânea, Conformação e Tipo Racial”, enumera o gerente.

O Touro Catanduva 1640 tem genética diferenciada e provém de uma das mais conceituadas cabanhas da raça no Rio Grande do Sul. “O resultado superior em todas as categorias serviu para provar que o trabalho de mais de 20 anos de seleção de nossa cabanha está certo”, disse Fabiana Gomes, diretora da Catanduva, emendando que o touro ganhador tem genética 100% nacional. “Além de pais brasileiros, o Catanduva 1640 é neto do grande touro Catanduva Gramático, também brasileiro”.

O resultado do teste de performance da Lagoa prova que a pecuária Angus nacional caminha a passos largos rumo a excelência genética. Disputando com animais filhos de pais com sangue americano, argentino e uruguaio, o Catanduva 1640 demonstrou que “temos condição de criar animais Angus e Cruza Angus com diferenciação de peso e qualidade de carcaça”, explica Fabiana.

Clique e veja o touro Angus Campeão do CP Lagoa, Catanduva 1640.

.

O segundo colocado da prova foi o Touro VPJ Black Bryan, de Valdomiro Poliseli Junior.

.

E o terceiro lugar ficou com a 3E agropecuária Angus LTDA, de Renato Ramires Junior.

Para mais informações acesse

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025