IHARA conquista bons resultados na “Maiores e Melhores empresas do Brasil” da revista Exame
A Fazenda Mulungu, situada no município de Serra Branca (PB), promoveu o seu 1º Dia de Campo em parceria com a Top in Life, Zoogenética, CRV Lagoa e Intervet. O evento contou com palestras e demonstrações práticas aos mais de 130 participantes vindos de diversas cidades da região.
Durante o dia de campo, Marcelo Roncoletta, diretor técnico da Top in Life, detalhou o custo de produção de cordeiros nascidos oriundos de inseminação artificial em comparação aos que são nascidos por monta natural, em sistema de produção de carne ovina. Já o gerente técnico da Fazenda Mulungu, o zootecnista José Eduardo Bezerra Cavalcanti, abordou a implantação da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) em rebanhos de ovinos de corte.
Foram demonstradas aos participantes as progênies de IATF nascidas nas últimas estações de monta, em comparação à progênie oriunda de carneiros de repasse. A Fazenda Mulungu tem investido em cruzamento do seu rebanho base com sêmen das raças Dorper e White Dorper, além de manter uma parcela do rebanho inseminada com sêmen de reprodutores da raça Santa Inês, utilizando para essa categoria sêmen de doadores provados para habilidade materna.
A equipe de inseminadores do programa IATF Express, da Zoogenética, demonstrou o procedimento de inseminação em ovelhas de corte. Em parceria com a Fazenda Mulungu, a equipe obteve resultados de 60 a 63% nas últimas estações de monta, utilizando sêmen congelado e protocolos de sincronização de cio. Após as atividades, foi realizada uma agradável confraternização.
Segundo Taney, proprietário da Fazenda Mulungu, "o mais importante foi demonstrar a viabilidade de um trabalho com genética no ecossistema da caatinga, despertando a vocação natural da região para a criação de caprinos e ovinos por meio de um processo que contempla tecnologia, respeito ao meio ambiente e viabilidade econômica".
José Eduardo, da Zoogenética, acredita que "o grande comparecimento de produtores de todos os elos da cadeia produtiva ao Dia de Campo, desde selecionadores renomados a integrantes de associações de pequenos pecuaristas, demonstra que o uso da inseminação artificial em escala é fundamental para ligar a ponta da pirâmide da cadeia a sua base comercial, democratizando o melhoramento genético e potencializando a produtividade do rebanho nacional".
Mais informações sobre a Top in Life podem ser obtidas pelo telefone (16) 3203-7555 ou pelo site
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura