Preços agrícolas sobem 11,45% na terceira quadrissemana de maio
A CDA – Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lembra que o pecuarista tem até terça-feira (31) para vacinar bovinos e bubalinos, com até 2 anos de idade contra a febre aftosa. A vacinação ocorre anualmente em duas etapas – meses de maio e novembro.
O Estado tem uma população de bovinos e bubalinos na faixa etária de até dois anos estimada em 4,7 milhões. Em maio passado, o índice alcançado foi de 97,25 por cento dos animais vacinados. “A expectativa é manter o índice de cobertura vacinal superior ao registrado na etapa de maio passado”, afirma Cláudio Alvarenga de Melo, coordenador da CDA.
A vacinação deve ser realizada até o dia 31 de maio. O criador tem até o dia 07 de junho para comunicar a vacinação ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região. A comunicação deve ser feita pelo criador mediante apresentação da nota fiscal de aquisição das vacinas e a relação dos animais vacinados por faixa etária e sexo, e de todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade. É preciso declarar também os demais animais dos rebanhos equinos, suínos, ovinos e caprinos. A declaração está disponível no site da Defesa Agropecuária, em
As penalidades para os que não vacinarem serão de 5 (cinco) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - Ufesps (R$ 87,25) e para os que deixarem de comunicar, 3 (três) Ufesps (R$ 52,35) por cabeça.
Este ano, São Paulo completa o 15º ano sem registro de aftosa. A segunda etapa da vacinação será realizada durante o mês de novembro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura