TER Indígena é tema de capacitação de técnicos da CATI

28.12.2010 | 21:59 (UTC -3)

No mês de dezembro a CATI realizou o II Módulo de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Indígena. O curso aconteceu em Mongaguá, litoral paulista, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Imobiliário (Feticom-SP). O treinamento teve como objetivos aprofundar os conhecimentos e conceitos de antropologia e agroecologia e trocar experiências e impressões sobre as ações realizadas nas aldeias. Na oportunidade participaram cerca de 40 técnicos das Regionais da CATI onde há alguma etnia aldeada.

 

Ministraram as palestras o cientista social Roberto Donato da Silva Júnior, (doutorando Unicamp), a antropóloga Malu Brant (FUNAI), o biólogo Júlio Moraes (UFSCar) e o engenheiro agrônomo Abelardo Gonçalves Pinto (Divisão de Extensão Rural da CATI, que abordou as estratégias a serem utilizadas no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II - Acesso ao Mercado.

 

Durante o curso os técnicos aprofundaram conhecimentos e conceitos de antropologia e agroecologia, tendo o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e o trânsito entre teoria e prática, como base para uma abordagem holística das comunidades indígenas e o desenvolvimento sustentável da agricultura junto as diversas etnias existentes no território paulista, entre elas, os Guaranis, Kaingang, Terena, Krenak e outras quatro etnias originárias do Nordeste do Brasil e não aldeadas.

 

Os participantes também puderam trocar experiências e impressões sobre o trabalho já realizado ou em andamento em diversas aldeias e conhecer um pouco dos principais troncos linguísticos (Tupy, Gê, Karib, Aruak e Macro-Gê), sistema de produção indígena e organização social das etnias localizadas em São Paulo, no Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Oeste e Sudoeste Paulista.

 

Segundo Simone Missio, da assessoria técnica da CATI, o plano de trabalho do grupo para 2011 prevê outras capacitações envolvendo técnicos e comunidades indígenas, nas áreas de planejamento e gestão de projetos, associativismo, entre outras. “Além disso, no início do ano deve acontecer uma reunião entre representantes da CATI e da FUNAI para discutir convênio”, acrescenta.

 

Suzete Rodrigues

CATI - Assessoria de Imprensa

(19) 3242-2600

assessoria.imprensa@cati.sp.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025