Lei da Reciprocidade Comercial entra em vigor no Brasil
Norma é ação estratégica do Brasil para preservar interesses nacionais
O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), localizado no Porto do Itaqui, em São Luís (MA), celebrou em março seus 10 anos de operação, consolidando-se como um dos principais hubs logísticos do Arco Norte brasileiro. No mês, o terminal movimentou 1,3 milhão de toneladas de soja, volume que contribuiu para os 3,3 milhões de toneladas registradas pelo porto no período.
Desde sua inauguração, em 2015, o Tegram já exportou 83,4 milhões de toneladas de grãos, incluindo soja, milho e farelo de soja. O terminal alcançou seu recorde em 2023, com 15,6 milhões de toneladas movimentadas, marca que pretende repetir em 2025.
Estratégico para o escoamento da produção agrícola das regiões do Maranhão, Piauí, Tocantins e Nordeste do Mato Grosso, o Tegram conta com infraestrutura moderna, com capacidade estática de 500 mil toneladas de grãos, moegas para mais de 900 caminhões por dia e integração ferroviária.
O terminal passou por duas expansões desde sua inauguração, e agora se prepara para a terceira fase, com investimento previsto de R$ 1,634 bilhão para a construção de um terceiro berço de atracação. A nova estrutura deve adicionar 8,5 milhões de toneladas à capacidade anual, reforçando a posição do Porto do Itaqui como um dos principais complexos exportadores de grãos do Arco Norte.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura