Tecnologia POWERCORE apresenta resultados positivos na safrinha da região Centro Oeste

23.04.2015 | 20:59 (UTC -3)

Lançado em 2012, POWERCORE, tecnologia inovadora para o controle das principais pragas do milho, apresentou na safra 2013/2014 resultados que comprovam sua qualidade genética no desempenho de híbridos adaptados à safrinha.

Para Aldenir Sgarbossa, líder de Marketing da Dow AgroSciences, os ganhos expressam a excelência genética: “Hoje alcançamos o melhor equilíbrio entre portfólio e consistência de resultados com biotecnologia”.

A tecnologia já estabelecia no seu lançamento um aumento na produtividade das lavouras de milho entre 5% e 10%, dependendo do nível tecnológico da lavoura e condições climáticas. Com desempenho acima da média de mercado, em 2014, POWERCORE atingiu a marca de 2 milhões de sacas vendidas.

Esses resultados foram comprovados nas colheitas do milho safrinha na região Centro Oeste. Dos 11 híbridos de milho com tecnologia POWERCORE disponíveis nesta safra, oito se destacaram na região principalmente por oferecer ao produtor alta produtividade e grãos saudáveis. São eles:

· 2B810PW (Novo): Recordista em potencial produtivo, estabilidade e retorno ao investimento em tecnologia;

· 2B610PW: Apresenta ampla adaptação, sendo indicado para verão e safrinha, com alta produtividade, estabilidade, sanidade foliar e de grãos;

· 2B633PW (Novo): Indicado para os plantios de verão e safrinha, tem boa adaptação diante de variações climáticas e de uso de tecnologia.

· 2B587PW: Oferece precocidade, alta produtividade, sanidade foliar e qualidade dos grãos;

· 2B433PW: Grão superprecoce e estável que apresenta o melhor custo-benefício;

· 2B512PW: Associa precocidade, estabilidade, sanidade e caixa produtiva com excelência;

· 2B688PW: Caracterizado pela alta produtividade no verão e na safrinha e alta tolerância ao estresse hídrico;

· 2B604PW: Destinado à silagem, além de seu alto potencial produtivo, oferece excelente empalhamento.

Hernandes Piccoli, produtor do Mato Grosso, afirma que o produto também flexibiliza o uso de herbicidas, proporcionando um melhor manejo de sua lavoura, otimizando maquinário e mão de obra: “Essa tecnologia trouxe mais comodidade para nós produtores já que, diferente das lavouras em que utilizamos outra opção de cultivo, nessa não foi necessária a aplicação de nenhum produto adicional para o controle de lagartas. Em 2015, vamos optar pela utilização de uma tecnologia que nos traga confiabilidade e utilizaremos o POWERCORE em 100% das nossas lavouras”.

Com múltiplos modos de ação, POWERCORE alia o controle de algumas das principais pragas do milho à tolerância a dois tipos de herbicida, o glifosato e glufosinato. Entre as pragas recorrentes, destacam-se a Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), Broca-do-colmo (Diatraea saccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea), Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon).

Um dos principais diferenciais da tecnologia POWERCORE é a inserção de três diferentes proteínas Bt. Com isso, a possibilidade da praga-alvo desenvolver resistência simultânea para essas três proteínas é reduzida drasticamente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025