Tecnologia é um dos destaques de congresso que reúne setor sucroenergético

Exposição vai mostrar soluções digitais que aumentam eficiência dos processos nos canaviais

03.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Cléia Schmitz

Responsáveis pelo maior mercado de cana-de-açúcar do mundo, empresários brasileiros do setor sucroenergético se reúnem em Araçatuba (SP) nos dias 31 de julho e 1º de agosto no 12º Congresso Nacional de Bioenergia, promovido pela União dos Produtores de Bionergia (UDOP). Além de palestras e debates, os participantes poderão conferir as principais soluções tecnológicas desenvolvidas com foco nas demandas dos canaviais. 

“O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e responsável por quase metade de todo o açúcar exportado. A função da tecnologia é garantir cada vez mais eficiência para que o País possa elevar sua produtividade e lucratividade, ganhando mais competitividade no mercado”, destaca Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon.

Na safra 2017/2018 foram processados 633 milhões de toneladas de cana e a produção de açúcar alcançou 37 milhões de toneladas. Os dados são do Ministério da Agricultura. O uso intensivo de tecnologias é uma realidade cada vez mais proeminente no setor. Presente em 46% dos processos de produção mundial de cana-de-açúcar, a Hexagon vai levar ao evento soluções já consolidadas no mercado brasileiro. A empresa desenvolve softwares e hardwares que perpassam todos os processos do setor sucroenergético: planejamento do plantio, gestão dos canaviais, colheita e transporte da cana-de-açúcar até as usinas. 

Um dos destaques da Hexagon no Congresso de Bionergia será a solução Automação de Máquinas, que integra vários produtos desenvolvidos com o objetivo de melhorar os processos realizados por veículos e implementos agrícolas. Um deles é HxGN AgrOn Piloto Automático, usado no plantio, aplicação de insumos, tratos culturais e colheita. Ele auxilia a navegação das máquinas agrícolas, tornando-as mais precisas e garantindo bom alinhamento e redução da sobrepassagem. Entre os clientes da solução Automação de Máquinas está a São Martinho. No ano passado, a usina adquiriu 1.700 displays  para automatizar sua frota de máquinas agrícolas. “São soluções que ajudam a corrigir rotas, melhorando processos e impulsionando a produtividade”, destaca Castro. 

A Hexagon também levará para o evento os produtos da solução Monitoramento & Gestão de Operações, com destaque para o HxGN AgrOn Sala de Controle. Trata-se de um sistema que recebe dados do campo em tempo real, permitindo monitorar e gerenciar de forma centralizada todas as operações de cultivo, colheita e transporte da produção. Por meio de mapas e relatórios, os gestores recebem alertas de irregularidades, incidentes, problemas de desempenho da máquina e qualquer divergência em relação ao planejamento de cultivo e colheita. Assim, é possível uma intervenção em tempo hábil para evitar maiores prejuízos. O AgrOn Sala de Controle mostra, por exemplo, a hora de início e término das operações, com detalhamento de todos os dados sensoriados nas máquinas.

12º Congresso Nacional da Bioenergia

Data: 31 de julho e 1º de agosto (quarta e quinta-feira)

Local: UNIP Araçatuba - Rua Baguaçu, 1939 - Panorama - Araçatuba/SP

Informações e inscrições: www.udop.com.br/congresso

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024