Tecnologia agiliza admissão de animais na Expointer

01.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Graças à utilização de modernas tecnologias para gestão de rebanhos, o serviço de admissão de animais da Expointer ganhou velocidade na realização do trabalho, além de qualidade e confiabilidade dos dados que formam a ficha de cada animal.

Isso se tornou possível graças a uma parceria entre a Secretaria da Agricultura do RS, a PROCERGS e a empresa Farm Tech, que desenvolveu e implantou o sistema informatizado para a recepção dos animais no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

A direção da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), acompanhou de perto a inovação, durante a admissão dos animais da raça, no dia 30 de agosto – domingo.

Para o presidente da ABCCharolês, Jamil Deud Júnior, “com este serviço que se destaca como exemplo para outras importantes feiras de pecuária do Brasil, a EXPOINTER segue na vanguarda da área de alta tecnologia e de inovações que geram a otimização de serviços tradicionais, como a admissão de animais”, avalia o dirigente, que verificou a novidade acompanhado pelo diretor operacional da entidade, Eldomar Kommers.

“Todos os animais tiveram registrados não só o peso - como era feito até a última edição da feira - mas também todos os demais dados que formam a ficha completa do exemplar, como altura, comprimento, área de olho de lombo, data de prenhez para fêmeas, perímetro escrotal para os machos, dentição e outras informações importantes dos animais”, explicou Kommers.

Já o Diretor Executivo da ABCCharolês, veterinário Valmir Costa da Rosa, observou inclusive que a associação deverá solicitar cópia dos arquivos com os dados dos animais, que manterá arquivados para futuras consultas. “A maior parte deste serviço já era feita, mas manualmente. Porém agora, além do aumento da velocidade do trabalho, também há ganhos em precisão e maior complexidade

COMO ISTO FOI POSSÍVEL?

A partir de um alinhamento técnico entre os processos utilizados para o trânsito de dados entre os técnicos da Secretaria da Agricultura e a PROCERGS, a empresa Farm Tech implantou um sistema na área de recepção dos animais que, com a interligação da balança eletrônica Tru-Test XR 3000 com Blue Tooth (a plataforma eletrônica de dados mais avançada do mercado) e da estrutura de manejo da Tecnoforte e da ATR do Brasil (para a correta contenção dos animais), todos os dados de cada exemplar foram colhidos no ato e de uma só vez, e os arquivos com esses conteúdos foram transmitidos just in time para o imediato processamento dos catálogos da EXPOINTER emitidos pela PROCERGS.

“Esta inovação, além de eliminar todos os processos demorados que eram desenvolvidos de modo físico anteriormente, através de anotações em planilhas, também reduziu a quase zero a possibilidade de erros de digitação, uma vez que a coleta das informações passou a ser feita de forma direta e uma só vez, sendo os arquivos enviados diretamente para a PROCERGS”, avalia o diretor de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, veterinário José Arthur Martins.

Para o diretor da empresa gaúcha Farm Tech, agrônomo Marcelo Cirne Lima, já estava mais que na hora da EXPOINTER eliminar de vez as múltiplas planilhas que eram preenchidas à mão pelo pessoal técnico.

“Com esta parceria, além de proporcionar um grande salto de qualidade na computação das informações dos animais presentes na Expointer, também foi uma excelente oportunidade de mostrar à pecuária em geral o que há de melhor, mais eficiente e mais moderno em equipamentos para uso no campo, na área de gestão e controles dos rebanhos nas fazendas, que são sinônimos de incremento certo de receitas”, acrescenta o técnico.

3º LEILÃO CHAROLÊS

FUTURO & GRANDEZA PREMIUM

Dia 02/09 (quarta-feira), às 20h

Na Casa do Charolês, com entrega de prêmios.

Este leilão, inclusive, vem com nova roupagem: será realizado este ano, pela primeira vez, em frente ao estande da raça na Expointer – a Casa do Charolês, num ambiente acolhedor e bem campeiro, no estilo country. E antes dos lances, haverá a entrega dos prêmios aos vencedores nas pistas de julgamento de classificação, este ano a cargo do presidente do Conselho Técnico da ABCCharolês, o médico veterinário e criador Dr. Jorge Renato Campos Abreu.

BONS NEGÓCIOS NO OUTONO

Termômetro para os negócios em Esteio, as feiras de outono no País registraram bons negócios para o Charolês, sinalizando a possibilidade de vendas aquecidas em Esteio. A expectativa é do presidente da ABCCharolês, Jamil Deud Junior.

Segundo ele, nos leilões realizados em Londrina (PR), Dourados (MT), Abelardo Luz (SC) e Água Doce (SC), foram vendidos mais de uma centena de reprodutores, desempenho considerado excepcional diante do momento de estagnação da pecuária de corte, marcado pela redução das exportações de carne e do preço do boi.

“E nosso 3º LEILÃO CHAROLÊS - FUTURO & GRANDEZA Premium, agora no dia 2 de setembro (quarta-feira), às 20h, na Expointer, deveremos ter uma oferta que prima não pela quantidade, mas pela alta qualidade dos animais”, antecipa Jamil Junior.

AQUI O PROGRAMA BÁSICO

JULGAMENTOS DE CLASSIFICAÇÃO

Dias 01 e 02/09 (terça e quarta-feira) - Pistas 1 e 2

Jurado: Méd. Vet. Dr. Jorge Renato de Campos Abreu

(Presidente do Conselho Técnico da ABCCharolês)

Reunião do Conselho Fiscal da ABCCharolês

09h30min de 04/09 (sexta-feira), na Casa do Charolês

Assembléia Geral Ordinária

11h de 04/09 (sexta-feira), na Casa do Charolês

Mais informações: ABCCharolês - 55.3222.7822 /

Fontes: ABCCharolês e Agência Ciranda – 51.3231.6210

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025