Técnicos se preparam para qualificar produtores na elaboração de vinho

31.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Rejane Paludo

Desde terça-feira (29), 17 técnicos da Emater/RS-Ascar das regiões de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo e Erechim, e dois da Fepagro, participam de um curso de validação no Centro de Formação de Agricultores, o Cefas, em Caxias do Sul, a fim de conhecer e promover os ajustes necessários no curso de vinificação oferecido pelo Centro. A capacitação, que encerra nesta quinta-feira, foi ministrada pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Gilberto Luiz Salvador, e pelo enólogo da Fepagro, Celso José da Costa.

Com 20 horas de duração, o módulo 1 do curso abordou aspectos como qualidade da uva, correção do teor de açúcar dos mostos, composição do vinho e práticas enológicas, entre outros. Dos participantes do curso, que já tem experiência na elaboração de vinho, seis serão instrutores do curso de vinificação no Cefas, Celso José da Costa, da Fepagro, e Gilberto Luiz Salvador, Paulo Capoani, Aldacir Pancotto, Fabiano Zenere e Jorge Cappellaro, da Emater/RS-Ascar das regiões de Caxias do Sul e Lajeado. Os demais técnicos irão divulgar o curso nas regiões onde atuam.

O enólogo da Fepagro explica que muitas vezes os produtores desejam elaborar o vinho como os avôs faziam. “O objetivo do curso é ensinar a elaborar vinho da melhor maneira possível, de forma economicamente viável e utilizando técnicas permitidas por lei. Às vezes, por desconhecimento, os produtores não querem utilizar certas técnicas porque acham que vai descaracterizar o vinho colonial, que o produto vai ficar muito industrializado. Queremos mostrar o que eles podem fazer para produzir o seu vinho colonial, sem riscos para o consumidor e sem infringir a lei”, conclui Celso.

O Cefas é o único Centro de Formação da Emater/RS-Ascar no Estado que oferece curso de vinificação. O primeiro deste ano (módulo 1) acontece na próxima semana, de 5 a 7 de fevereiro, e novamente, de 5 a 7 de março. O curso, que tem o valor de R$ 200,00 incluindo alimentação e hospedagem, ainda tem vagas abertas.

No módulo dois, que será realizado de 27 a 29 de maio, serão tratados aspectos como enfermidades do vinho, envelhecimento, filtragem e engarrafamento e higienização do ambiente e equipamentos, entre outros. Este curso também será precedido de um de validação, para os técnicos, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 abril.

Além da capacitação em vinificação, o Cefas também promove cursos de processamento de frutas e hortaliças, sendo que o primeiro curso de 2013 no módulo “doces” está marcado para o período de 18 a 22 de março, e no módulo “salgados”, para o período de 22 a 26 de abril. Já o curso de processamento artesanal de laticínios inicia na semana de 18 a 22 de março; o de boas práticas de fabricação, de 11 a 15 de março; e o de gestão em agroindústria, de 13 a 16 de maio.

Todos esses cursos têm subsídio da SDR para os agricultores cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, que podem fazê-los gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas no Cefas, pelo telefone (54) 3267-1402.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025