ESPECIAL SHOW RURAL: BioGene estará presente no Show Rural Coopavel 2015
Extensionistas da Emater/RS-Ascar, juntamente com técnicos da Secretaria da Agricultura de São José das Missões, realizaram, no município, mais uma etapa do controle biológico da lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho. A ação, realizada nessa segunda-feira (02/02), contou com a distribuição de mais de 200 mil vespas de Trichogramma sp. em uma área de dois hectares de milho convencional, visando ao controle da lagarta do cartucho, que costuma causar danos no estágio inicial de crescimento da cultura, danificando folhas e reduzindo o potencial produtivo da lavoura.
A atividade foi realizada na propriedade de oito hectares do agricultor Valdemar Bueno de Oliveira, localizada na Linha Cristo Redentor. Esta foi a primeira vez que o agricultor, que também produz leite, realizou o controle biológico, apostando nesta tecnologia para combater o problema da lagarta. “Em casos mais extremos, a lagarta pode causar perdas irreversíveis na planta”, alerta o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Leandro Marques.
Em São José das Missões, a Emater/RS-Ascar iniciou o controle biológico com Trichogramma sp. no ano passado, havendo boa aceitação desta tecnologia por parte dos agricultores. No total, o município conta com mais de 30 hectares de milho produzidos pela agricultura familiar que estão sendo manejados com Trichogramma sp.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura