Irga testa linhagens de arroz em Santa Vitória do Palmar/RS
Até 28 de novembro, acontece na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA) o IV Curso Internacional sobre Produção de Frutas Tropicais. O treinamento tem o objetivo de oferecer a técnicos de países africanos de língua portuguesa (Palop) a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos sobre técnicas de produção e pós-colheita de frutas tropicais sob condições de agricultura familiar e empresarial.
“De volta a seus países, eles serão multiplicadores e vão poder contribuir para o desenvolvimento da fruticultura, em especial abacaxi, acerola, banana, citros, manga e maracujá”, explica o pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt, articulador internacional da Unidade.
Parceria
Aspectos socioeconômicos e estatísticos na fruticultura, recursos genéticos e melhoramento, manejo do solo, nutrientes e água, controle de pragas e doenças, sistemas integrados de produção, manejo dos frutos na colheita e pós-colheita e formas de processamento são os principais temas da programação de quatro semanas.
Além das aulas teóricas, serão realizadas excursões regionais e visitas a produtores, campos de produção de mudas e unidades de processamento de frutas.
O curso é resultado de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão, assinado em 2001. Seis cursos similares já foram realizados até 2007 – três sobre frutas tropicais e três sobre mandioca, capacitando 85 técnicos. O acordo prevê mais três cursos até 2011.
Participam funcionários de instituições de pesquisa e extensão de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique. Pela primeira vez em sete anos, três vagas foram ocupadas por brasileiros, cujas despesas não são cobertas pelos organizadores.
Os órgãos parceiros da Embrapa na execução do acordo são a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), principal agente financiador.
Léa Cunha
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
(75) 3312-8076 / www.cnpmf.embrapa.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura