Técnicas de pulverização foram destaque no Programa de Aplicação Responsável em Vilhena

05.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: ML&A Comunicações

O Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences foi acompanhado por mais de 30 pessoas, no último dia 30 de agosto, na cidade de Vilhena (RO). Um dos temas abordados foi a utilização dos bicos ideais para as diferentes pulverizações.

"O assunto relativo a boas práticas agrícolas que gerou discussões mais aprofundadas foram as técnicas de aplicação, o que inclui tipos de bico, condições climáticas, melhores horários para a pulverização, entre outras variáveis que devem ser observadas antes da aplicação dos defensivos agrícolas" comenta Jiancarlo Juliani, gerente de Vendas da Dow AgroSciences.

A região de Vilhena ainda é bastante carente de informações relativas às melhores práticas e como a sua adoção pode ter consequências benéficas do ponto de vista social, ambiental e econômico. "Os participantes e consultores técnicos elogiaram o evento e esperam que novos treinamentos como esse aconteçam na região a fim de incentivar a tecnificação da produção local", diz Jiancarlo.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e a Fundação Mato Grosso, e visa dar continuidade ao trabalho de orientação e disseminação das boas práticas aos produtores.

"O Programa de Aplicação Responsável realiza ações de extensão com o objetivo de capacitar e conscientizar agricultores, operadores de pulverizador, técnicos e engenheiros agrônomos no que diz respeito aos conceitos de responsabilidade na aplicação e sustentabilidade do agronegócio. O intuito é otimizar recursos e reduzir o impacto nos sistemas de produção agrícola", disse Valeska De Laquila, especialista em Product Stewardship de defensivos da Dow AgroSciences.

Em 2010, o programa obteve um balanço muito positivo, com 23 dias de campo, em 23 cidades, distribuídas geograficamente nas quatro principais regiões produtoras do estado do Mato Grosso, em que mais de 600 pessoas receberam o treinamento.

Neste ano, o Programa de Aplicação Responsável foi reconhecido com o Prêmio Mérito Fitossanitário 2011, promovido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), na categoria "Boas Práticas Agrícolas". "A Dow AgroSciences preocupa-se em colaborar com a melhoria das condições do agronegócio brasileiro em todos os aspectos, não só com a produção e venda de produtos e soluções", conta Valeska.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025