FMC Corporation firma acordos de licença, distribuição e prestação de serviços com a GAT Microencapsulation AG
Em mais uma ação conjunta, a Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), promoveu reunião com a prefeitura de Tapiramutá/BA para impulsionar a cadeia produtiva da carne na região. O encontro teve também o objetivo de definir a gestão do entreposto frigorífico modular pela prefeitura municipal, sob supervisão da Adab e fiscalização da Vigilância Sanitária de Tapiramutá (Visa)
Participaram do encontro 41 açougueiros, Visa municipal, secretário de Agricultura de Tapiramutá, representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, empresas de equipamentos, além da Adab. Ainda durante a reunião ficou estabelecido que o mercado municipal será devidamente equipado com boxes contendo balcão frigorífico, balança e serra fita, devendo entrar em funcionamento no dia 4 de março de 2013. O prazo poderá ter tolerância até o dia 6 de abril, período em que será proibido o comércio de carnes na feira livre da cidade, sendo intensificada a fiscalização conjunta local pela Adab e Visa.
“Todas as determinações pretendem ofertar à população produto de qualidade, comercializado dentro dos padrões legais, com impactos positivos na saúde pública e ordenamento da cadeia produtiva da carne”, explica o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Ele lembrou que o projeto para a construção dos Entrepostos Frigoríficos Modulares tem como objetivo atender à demanda de cidades que não dispõem de frigoríficos, promover a cadeia produtiva da carne e garantir a segurança alimentar por meio da oferta de produto certificado e em matadouros inspecionados.
As plantas dos entrepostos frigoríficos criadas pela Adab são estruturas modulares dotadas de equipamentos em aço inox, onde serão feitas as desossas, separando os cortes de carne. Depois de passar pelo entreposto, a carne é levada aos balcões frigoríficos e mercados municipais para comercialização. “E como os entrepostos estão sendo construídos anexos ao comércio varejista, toda a estrutura de instalações e equipamentos precisa estar adequada para a venda do produto nos mercados municipais”, enfatiza o coordenador de Projetos Especiais da Adab, Moacir Araújo.
Elaborado pela Seagri por meio da Adab o projeto está sendo implantado inicialmente em Igaporã, Uruçuca, Esplanada, Araçás, Boa Vista do Tupim, Mundo Novo, Wenceslau Guimarães, Senhor do Bonfim, Barra do Choça, Tapiramutá, Uauá, Salina das Margaridas e Luis Eduardo Magalhães.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura