Syngenta Group apresenta resultados do terceiro trimestre de 2024

No acumulado dos primeiros nove meses de 2024, o grupo atingiu vendas de US$ 21,4 bilhões, queda de 12% em relação ao ano anterior

30.10.2024 | 07:28 (UTC -3)
Revista Cultivar

O Grupo Syngenta divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, registrando vendas de US$ 6,8 bilhões. Manteve o valor do ano anterior, porém com crescimento de 4% em termos constantes (CER).

O EBITDA do grupo no trimestre mais que dobrou, chegando a US$ 0,7 bilhão, um aumento de 112% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado dos primeiros nove meses de 2024, o grupo teve vendas de US$ 21,4 bilhões, queda de 12% em relação ao ano anterior, enquanto o EBITDA acumulado foi de US$ 2,7 bilhões, 23% menor que no mesmo período de 2023.

As condições climáticas adversas e a redução dos estoques nos canais de distribuição impactaram negativamente os primeiros nove meses de 2024, informou a empresa. Contudo, os níveis de inventário começam a se aproximar do normal, com uma demanda constante por novas tecnologias.

As vendas na Argentina foram particularmente afetadas devido à queda do mercado, influenciada pelo clima e pela pressão de doenças. A empresa destacou também investimentos continuados em P&D voltados à inovação sustentável, visando impulsionar o crescimento no longo prazo.

No terceiro trimestre, as vendas da Syngenta Crop Protection alcançaram US$ 3,3 bilhões, uma queda de 3%, principalmente devido às influências cambiais negativas no Brasil, que neutralizaram o crescimento subjacente de volumes. A Adama, outra unidade do grupo, enfrentou uma diminuição de 10% nas vendas, reflexo de um ambiente desafiador para os fornecedores de ingredientes ativos pós-patente. Apesar da queda nas vendas, a empresa conseguiu melhorar suas margens graças ao plano de transformação em curso.

A unidade de sementes da Syngenta registrou crescimento de 3% no terceiro trimestre, embora as vendas na Argentina tenham sido impactadas negativamente. Na China, as vendas aumentaram 11% impulsionadas pelo lançamento de novas variedades de sementes e pelo crescimento das soluções biológicas. O mercado chinês é visto como uma das principais áreas de crescimento, com destaque para a certificação de 134 novas variedades nos primeiros nove meses de 2024.

O Grupo Syngenta informou também continuar focado em eficiência operacional e na geração de fluxo de caixa, otimizando o capital de giro. A expectativa é de melhorias no EBITDA para o quarto trimestre de 2024, apoiadas pela disciplina financeira rigorosa.

A empresa acredita que o ambiente de mercado comece a se recuperar gradualmente após a primeira metade de 2025, com menos impacto de preços mais baixos de commodities agrícolas e de sobrecapacidade.

No acumulado dos nove primeiros meses, as vendas da unidade Syngenta Crop Protection caíram 16%, alcançando US$ 9,5 bilhões. A Adama teve queda acumulada de 14% nas vendas. Já a unidade Syngenta Seeds apresentou queda de 2%, enquanto as vendas na China diminuíram 10%.

A empresa inda informou que, no Brasil, a unidade de sementes teve crescimento de 13%. A aprovação característica Corn Lep 2.1 pela CTNBio foi vista como um marco regulatório significativo.

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