Syngenta e Dow AgroSciences assinam acordo sobre sementes de algodão

06.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Syngenta e a Dow AgroSciences, subsidiária de propriedade integral da The Dow Chemical Company, anunciaram que a Syngenta licenciou para a Dow AgroSciences diversas variedades de algodão da série VipCot e lhe deu acesso ao seu evento transgênico de algodão COT102.

Pelos termos do acordo, a Dow AgroSciences recebe licenciamento mundial para desenvolver e comercializar combinações do COT102 da Syngenta com seus próprios eventos. O COT102 contém Vip3A, uma nova proteína inseticida estruturalmente diferente dos eventos para insetos existentes no mercado. Ela tem um diferente modo de ação, o que constitui um importante instrumento para o manejo da resistência dos insetos. A tecnologia Vip3A será comercializada pela Syngenta e seus licenciados para o milho, como o evento Agrisure Viptera, aguardando as aprovações pendentes dos órgãos reguladores.

A Dow AgroSciences também será licenciada para vender nos Estados Unidos, com sua marca PhytoGen® de sementes de algodão, diversas variedades de algodão VipCot, combinadas com tolerância ao glifosato. Aguardando as aprovações das agências reguladoras, espera-se que essas variedades sejam colocadas no mercado em 2012, oferecendo aos produtores de algodão proteção contra importantes pragas dessa lavoura, como a lagarta-da-espiga (Helioverpa zea), lagarta-da-maçã (Heliothis virescens) e lagarta-militar (Spodoptera).

O chefe de operações (COO) da Syngenta Seeds, Davor Pisk, declarou: “Estamos muito satisfeitos por termos alcançado este acordo, que demonstra ainda mais a inovação oferecida pela Syngenta em biotecnologia. O acordo ampliará de forma significativa as opções de produtos e tecnologias disponíveis para os produtores de algodão”.

O presidente e CEO da Dow AgroSciences, Antonio Galindez, afirmou: “As tecnologias de tolerância a insetos subirão a um novo patamar nas lavouras de algodão com o acréscimo desse evento ao vigoroso portfólio de proteínas Bt da Dow AgroSciences. Sua combinação com WideStrike® Proteção contra Insetos beneficiará produtores de algodão de todo o mundo, oferecendo maior flexibilidade, mais possibilidades de escolha entre as sementes de algodão PhytoGen, de alta qualidade com maiores safras e aumento na produtividade.

Os detalhes financeiros do acordo não foram revelados.

Mais informações sobre as empresas nos endereços

(em português) e

(em inglês) /

ou

.

Para mais informações sobre as sementes de algodão Phytogen, visite

.

Fonte: ML&A Comunicações - (11) 3811-2827

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025