Superagro: visitante irá conhecer métodos para desenvolvimento de mudas

18.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Na Superagro, o visitante entrará em contato com o trabalho de micropropagação para desenvolvimento de mudas de flores e frutíferas no estande da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A micropropagação, também chamada de multiplicação in vitro, é um método utilizado para produção de mudas sadias, na clonagem de vegetais e no melhoramento genético de plantas. O processo consiste em cultivar segmentos de plantas em tubos de ensaio e outros recipientes contendo meio de cultura adequado (nutrientes). A partir desses segmentos, que podem ser gemas, fragmentos de folhas e raízes, entre outros, podem ser obtidas de centenas a milhares de plantas idênticas.

Essas plantas são, posteriormente, retiradas dos recipientes e aclimatadas na casa de vegetação. No laboratório montado no estande, o visitante vai conhecer as mudas in vitro de orquídea, bromélia, copo-de-leite, crisântemo, banana, morango e uva. Em Minas Gerais, a Epamig desenvolve trabalhos de micropropagação nos laboratórios de Caldas e São João Del Rey. A Universidade Federal de Lavras também realiza este trabalho, além de empresas particulares como a Multiplanta, em Andradas.

Ao sair do laboratório, o público poderá conhecer as mudas em diferentes estágios de crescimento, dentro das casas de vegetação, mais conhecidas como estufas. Haverá mudas de morango, banana e orquídea. A casa de vegetação é uma estrutura construída para proteção de mudas de hortaliças, frutas e flores e outras espécies depois do período no laboratório. Ela pode ser construída com diversos materiais, como madeira, concreto, ferro e alumínio, e coberta com material transparente que permita a passagem da luz do sol. O uso desta estrutura evita que a planta sofra danos externos, causados por chuva e vento.

As mudas transplantadas para as bandejas de isopor ou vasos plásticos podem ficar até seis meses na estrutura, dependendo da cultura. Depois deste período, elas são levadas para o campo, onde terminam a fase de desenvolvimento. Por último, o estande irá apresentar os produtos já na fase de comercialização, entre eles, copos-de-leite coloridos, violeta, orquídeas, kalanchoe, bromélias, morangos e uvas.

O estande da Seapa na Superagro irá divulgar também roteiros de turismo rural em Minas Gerais, numa parceria entre a Secretaria de Turismo e a Ametur (Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural).

Flores ornamentais - Produtores de flores e plantas ornamentais das cidades mineiras de Manhuaçu, Viçosa, Lavras, Barbacena, Andradas e Grande BH vão apresentar na Superagro 2010 desde as tradicionais rosas, orquídeas e crisântemos, até as flores tropicais, conhecidas pela exoticidade de formas e cores e pela durabilidade. Destacam-se bastão do imperador, sorvetão, heliconias e estrelitzia, entre outras.

Os visitantes também irão encontrar plantas verdes como buchinho, samambaia, raphis, palmeiras, dracenas, além de flores e plantas de vasos como cactos, suculentas, callas coloridas (copo de leite coloridos), lírio, begônia, violetas e kalanchoe. A coordenação reservou também um espaço especial para plantas medicinais e ervas finas.

Segundo a coordenadora do estande, Thyara Ribeiro, assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Minas é o segundo maior produtor de flores e plantas ornamentais do Brasil, com grande variedade e qualidade. Justamente por isso, assegura, os visitantes irão encontrar “de tudo um pouco” na Superagro. “Vamos transformar o espaço em uma minifloricultura e os participantes poderão comprar e admirar flores genuinamente mineiras”.

A Superagro Minas 2010 será realizada de 26 de maio a 6 de junho. Além da 50ª Exposição Estadual Agropecuária, a Superagro terá a Expovet, a Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária e Feira de Softwares Agrotic, a 13 ª Expocachaça, O Ciclo de Aulas Técnicas e os Encontros da Apicultura e Fruticultura.

Realização – A Superagro é uma iniciativa do Governo de Minas - por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Fonte e mais informações:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025