Superagro apresentará trabalhos em educação sanitária de diversos estados

18.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Vários trabalhos de profissionais que atuam com educação sanitária em todo o país vão ser apresentados na abertura do XVI Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco), que será realizado de 1 a 3 de junho no Expominas, como um dos eventos da Superagro Minas 2011. Será a oportunidade para que profissionais do setor conheçam experiências inovadoras implementadas junto aos produtores rurais, com o objetivo de contribuir para a conscientização desse público em relação às práticas corretas no manejo da atividade agropecuária.

 

Além da Mostra de Trabalhos, o Enesco terá uma série de palestras abordando temas como a qualificação dos profissionais em educação sanitária, sua importância para a agroindústria familiar, iniciativas do setor privado para educação sanitária em saúde animal e vegetal, entre outros.

 

A mostra vai permitir que os participantes, procedentes de vários estados, conheçam iniciativas e projetos relevantes na abordagem da educação sanitária. “Esse intercâmbio é muito importante. Serve de estímulo para os profissionais que podem comparar as idéias e adaptar à sua realidade”, afirma Elisabeth Rios, vice-presidente do Colégio Nacional de Educação Sanitária (Conesco), entidade promotora do evento. Serão apresentados cerca de 15 trabalhos, permitindo que os participantes possam conhecer a metodologia e os resultados obtidos pelas pesquisas.

 

A vice-presidente do Conesco acredita que essa possibilidade de debate e a apresentação dessa multiplicidade de temas favorecem a educação sanitária como um todo. “Essa troca é muito importante, pois permite a integração das ideias e a oportunidade de conhecer trabalhos feitos em outros estados,” acredita. A mostra de pôsteres vai ocorrer na manhã do dia 02, durante a abertura oficial da Superagro.

 

De acordo com Elisabeth Rios, além dos pôsteres outros recursos vão ser apresentados. “Vamos ter pequenos vídeos amadores, depoimentos e maquetes de projetos,” adianta. Vários desses trabalhos foram produzidos por alunos durante o trabalho de desenvolvimento das pesquisas ou projetos pedagógicos. Exemplo é o projeto Sanitarista Mirins, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que oferece oficinas de educação sanitária, alimentar e meio ambiente para crianças do ensino fundamental. Ainda segundo Elisabeth, mais do que conhecer e tomar nota do que vem se fazendo em educação sanitária, esta é uma oportunidade de “copiar, fazer igual, investir. Afinal, este é o papel da educação,” acredita.

 

O Conesco reúne profissionais sanitaristas de diversas áreas que desenvolvem trabalhos, ações e projetos educativos com aplicação de técnicas, recursos e meios de comunicação, com a finalidade de promover mudanças que levem à adoção de comportamentos corretos e adequados na saúde animal, vegetal e humana. Para isso, trabalha junto aos produtores, trabalhadores rurais, consumidores, comerciantes e escolares.

 

Superagro - Além do o 16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação, a Superagro também engloba a Tradicional Exposição Agropecuária, a 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é uma das novidades deste ano. A Superagro será realizada entre os dias 25 de maio e 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG).

 

A feira é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Superagro Minas 2011

(31) 3312-0318

superagroimprensa@ima.mg.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025