Superagro apresentará 374 projetos de aprimoramento da defesa agropecuária

31.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Um total de 374 projetos voltados para o aprimoramento da defesa agropecuária animal e vegetal no Brasil será apresentado durante a II Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, um dos eventos da Superagro Minas 2010.

Os projetos são financiados pelo ministério da Agricultura, que destinou a eles verba de cerca de R$ 120 milhões, por meio do edital 064/2008. A II Conferência é uma realização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do ministério da Agricultura. A Superagro é uma promoção do governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do IMA, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Sebrae Minas.

Os projetos serão apresentados em forma de pôsteres, sendo que 30 terão apresentação oral, escolhidos devido ao seu maior potencial para a solução de problemas de defesa agropecuária. Os temas desenvolvidos pelos pesquisadores seguem quatro áreas prioritárias e previamente definidas pelo ministério, representadas pela estruturação e implantação de redes de pesquisas científicas, tecnológicas de inovação e controle; projetos de pesquisa científica e tecnológica e inovação; capacitação de recursos humanos e formação de centros colaboradores em defesa agropecuária.

Membro do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) do edital, Fernando Penariol ressalta a ousadia da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério ao encampar essa iniciativa, representada não só pelo montante dos recursos financeiros investidos, mas pela sua capilaridade, uma vez que abriga projetos de todas as regiões do Brasil. Ressalta ainda a amplitude dos temas, englobando desde a saúde animal a questões fitossanitárias. “O resultado desses projetos serão importantes porque vão agregar mais eficiência e velocidade de resposta às ações de defesa agropecuária, ao mesmo tempo em que nos permitirão, em alguns casos, agir preventivamente”, argumenta. Penariol lembra também que o sucesso dessas ações vão repercutir na garantia da qualidade e segurança alimentar dos produtos para o abastecimento do mercado interno e também nas vendas para o exterior.

Castanha-do-Brasil - Minas Gerais apresentou o maior número de projetos no âmbito da pesquisa científica e tecnológica e inovação. Exemplo é a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com nove projetos. Entre eles um que trata do desenvolvimento de tecnologias no pós-colheita (secagem e armazenamento), que têm o objetivo de reduzir a contaminação da castanha-do-Brasil por aflatoxinas, substâncias liberadas por fungos e que são tóxicas para o ser humano. A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai apresentar uma nova tecnologia que permite o diagnóstico quase instantâneo da brucelose e da tuberculose em bovinos, exame que hoje leva até duas semanas para divulgar o resultado. Uma área que está bastante prestigiada com vários projetos é a que trata da criação de cursos de mestrado profissional de acordo com as demandas do setor público e das empresas, adequadas às peculiaridades de cada região. Os projetos serão apresentados de 26 a 29 de maio.

A Superagro será realizada no complexo Parque de Exposições da Gameleira / Expominas, no período de 26 de maio a 6 de junho. Além da II Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, a feira terá a Exposição Estadual Agropecuária, comemorando sua 50ª. edição com cerca de 3 mil animais; a 13ª. Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); a Expovet – Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários e o Ciclo de Aulas Técnicas.

Mais informações:

Vanúsia Duarte

Assessoria de imprensa

(31) 3312.0327

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025