Equipalcool em parceria com o CAPE integram pessoas com deficiência em todos os setores da empresa
A Steviafarma, pioneira na produção de adoçantes à base de stevia, aposta no plantio de stevia em terras brasileiras. Em dezembro, a empresa colhe a primeira safra de sua plantação na fazenda localizada na cidade de Ângulo, no Paraná. Parte da colheita das folhas de stevia será utilizada na produção do adoçante Stevita e outra parte será destinada à exportação.
A primeira safra será proveniente dos 60 hectares plantados. A fazenda tem capacidade de produção de 4 toneladas de folhas de stevia por hectare ao ano. A qualidade da planta produzida pela fazenda no Paraná é superior a stevia utilizada hoje pela empresa, que é importada do Paraguai e da Argentina. A Steviafarma acredita que o adoçante resultante da primeira safra será mais saboroso do que o encontrado hoje no mercado.
“As folhas que importamos hoje são as chamadas ‘crioulas’, compostas de 70% de steviosídeo e 30% de rebaudiosídeo (componente mais doce da planta). A nossa safra trará uma planta com qualidade superior composta de 80% de rebaudiosídeo e apenas 20% de steviosídeo. Com isso, teremos uma diferença significativa no sabor do adoçante Stevita”, explica Thales Aburaya, presidente da Steviafarma.
A capacidade de produção da fazenda é de quatro toneladas de folhas de stevia por hectare ao ano. A companhia planeja um crescimento de 700% na plantação de stevia até 2012, e deve chegar aos 1000 hectares plantados até o ano de 2015.
Para o próximo ano, a empresa traçou o planejamento de expansão comercial para alcançar maior penetração no mercado brasileiro e adentrar regiões ainda inexploradas. Hoje, a Steviafarma atua em 20 regiões/setores, e pretende atingir a cobertura territorial plena com a penetração em 40 setores estratégicos.
Carolina Miranada
Comunicação Corporativa
(11) 3035-0914
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura