Mapa ajusta padrão oficial de classificação do arroz
Na palestra de despedida, nesta quarta-feira (31/03), durante a transmissão de cargo ao atual titular do ministério, Wagner Rossi, Reinhold Stephanes apontou a pesquisa como prioridade da Agricultura, em sua gestão.
Segundo ele, graças aos investimentos em pesquisa, a produtividade aumentou e a agricultura brasileira tornou-se líder mundial em eficiência, com média de crescimento de 4,5% ao ano. “Para o futuro, uma nova revolução tecnológica vai acontecer na agricultura nacional”, previu.
Os principais avanços nesse setor, segundo Stephanes, foram fruto do trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do fortalecimento da redes de pesquisa - com aumento de recursos, concurso para novos pesquisadores, criação da Embrapa Bioenergia, integração de institutos estaduais, universidades e a instalação de três novos centros da Embrapa no Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Após entregar ao presidente Lula a proposta do plano de autossuficiência em potássio e fósforo, no prazo de 10 anos, e a criação de um marco regulatório para a exploração desses minerais, ele recomendou que os fertilizantes continuem na pauta do Ministério da Agricultura.
Eline Santos
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura