SoyTech lança variedades com alta estabilidade e adaptabilidade às regiões brasileiras

Produtores passam a contar com novos materiais que se caracterizam por excelente genética, resistência e tolerância a doenças, além de ótimos níveis de produtividade

25.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar

A SoyTech, marca de licenciamento de sementes de soja BASF, prepara para a safra 2021/22 uma série de lançamentos e novidades para o produtor de soja brasileiro. Ao todo o portfólio passa a contar com 32 variedades, caracterizadas por alta genética, tecnologia e excelente estabilidade e adaptabilidade às diversas regiões de cultivo.

Presente em todo o território brasileiro a marca trabalha com as plataformas RR, Intacta e a Intacta 2 Xtend, que faz parte da terceira geração de biotecnologia, inserida em nove dos materiais oferecidos. O foco, contudo, se baseia especialmente em genética, ponto forte da SoyTech. “A genética é a base para o crescimento da SoyTech. Investimos em pesquisa e desenvolvimento para ofertar um portfólio robusto e de alta performance”, orgulha-se a Líder de Melhoramento de Soja Latam da BASF, Gabriela Andrade.

Desfile de variedades

O carro chefe dos lançamentos é encabeçado pela SOYTECH 700 I2X, uma variedade precoce, com alto peso de grão (192g) e elevado potencial produtivo. Com hábito de crescimento indeterminado, grupo de maturação 7.0 e tecnologia Intacta2 XTend, se destaca pela amplitude de cultivo desde o Paraná, passando por Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

A variedade SOYTECH 700 I2X apresenta excelente desempenho em áreas que tem como cultura de sucessão o algodão, em Mato Grosso. Em pré lançamento alcançou produtividade superior a 80 sacas por hectare, mesmo com o clima de veranico que caracterizou o período. “É um material muito estável, com ótima adaptabilidade, que se sobressai inclusive em condições adversas, precisando seu elevado potencial produtivo”, comemora a Líder de Negócios SoyTech Brasil, Graziela Morais.

Mais opções para o produtor

O produtor do Cerrado pode contar também com a SOYTECH 794 I2X, material com ótima estabilidade e adaptabilidade em diferentes regiões, de hábito de crescimento indeterminado, com maturação 7.9, excelente potencial de engalhamento e tolerância ao acamamento.

Para o Sul a SOYTECH 621 I2X é uma opção que conta com alto potencial produtivo, rápido desenvolvimento inicial, alta capacidade de engalhamento, além de boa amplitude de posicionamento. Possui grupo de maturação 6.2, hábito de crescimento indeterminado, , além de ter moderada resistência à podridão de fitóftora.

Já a SOYTECH 490 I2X tem hábito de crescimento indeterminado e é super precoce, com maturação 4.9 e alto potencial de engalhamento.

A SOYTECH 591 I2X, por sua vez conta com alto potencial produtivo, alta capacidade de engalhamento, é moderadamente resistente à podridão de fitóftora e tolerante à ferrugem asiática.

A SoyTech conta ainda com uma solução com larga amplitude que abrange desde o estado de São Paulo, até as áreas de cultivo do Sul do Brasil, como Paraná e Rio Grande do Sul. Trata-se da SOYTECH 580 I2X, resistente a várias raças de podridão de fitóftora e com alto peso de grão (210g). 

Marca em ascensão com foco em simplicidade

A aquisição da SoyTech ocorreu em 2018 quando a BASF adquiriu o negócio de sementes da Bayer juntamente com a marca de licenciamento. A origem do negócio, contudo, ocorreu em 2008 quando um grupo de pesquisadores a colocou no mercado.  De lá para cá a marca foi reposicionada com foco em simplicidade e em se esforçar ao máximo para atender às expectativas do cliente. “Prezamos pela facilidade na negociação e na forma de acessar o mercado. A marca é reconhecida por ser fácil de trabalhar e pelo atendimento primoroso ao produtor e aos seus parceiros”, explica Graziela.

Os planos para o futuro são de crescimento constante. Até 2028 a SoyTech pretende alcançar o segundo lugar entre as marcas de sementes licenciadas no Brasil. “A partir de 2030 ambicionamos a liderança no mercado de licenciamento de soja brasileira”, projeta a líder de Negócios SoyTech. 

Atualmente a marca SoyTech  está presente em grande parte dos produtores de sementes no Brasil. “Temos uma rede ampla desses produtores de sementes que são nossos parceiros e que hoje junto à SoyTech levam a genética de qualidade ao agricultor brasileiro, contribuindo com a produtividade”, avalia Graziela..

Um dos objetivos perseguidos pela SoyTech é de que cada vez mais a oferta de sementes da marca chegue ao campo. “Para isso temos nos estruturado para garantir que todos os agricultores possam conhecer nossos produtos. Construímos vitrines espalhadas por todo o país e a busca é contínua por fortalecer nosso time. O agricultor é o foco de tudo o que fazemos. Para isso estamos estruturados em alguns pilares como posicionamento que gere facilidade, agilidade, com foco em pessoas que possam levar a campo a nossa genética e implementá-la com excelência”, conclui.

Até 2028 a SoyTech pretende alcançar o segundo lugar entre as marcas de sementes licenciadas no Brasi
Até 2028 a SoyTech pretende alcançar o segundo lugar entre as marcas de sementes licenciadas no Brasi

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024