Soluções em irrigação por gotejamento para grãos e fibras serão apresentadas pela Netafim no Bahia Farm Show

Empresa disponibilizará uma equipe especializada no evento para apresentar possibilidades de instalação de sistemas de gotejamento em área total das fazendas ou em harmonização com outros sistemas de irrigação

27.05.2022 | 14:29 (UTC -3)
Mariana Cremasco
Empresa disponibilizará uma equipe especializada no evento para apresentar possibilidades de instalação de sistemas de gotejamento em área total das fazendas ou em harmonização com outros sistemas de irrigação. - Foto: Divulgação
Empresa disponibilizará uma equipe especializada no evento para apresentar possibilidades de instalação de sistemas de gotejamento em área total das fazendas ou em harmonização com outros sistemas de irrigação. - Foto: Divulgação

A Bahia Farm Show, que em 2022 acontece de 31 de maio a 04 de junho, está hoje entre as três maiores feiras do país em volume de negócios. O evento, realizado na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, é hoje a maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil e terá espaço especial para falar sobre irrigação em um estande montado pela Netafim, empresa de irrigação por gotejamento.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Estado da Bahia há previsão de aumento estimado de 9,9% na produção de grãos, o que deve garantir um volume de 11,8 milhões de toneladas na safra 2021/2022. A área a ser plantada com grãos também deve ser ampliada em 5,6% e chegar a 3,47 milhões de hectares.

Para atender especialmente às necessidades dos produtores de grãos, já irrigantes ou ainda não irrigantes, a Netafim disponibilizará uma equipe especializada no evento para apresentar possibilidades de instalação de sistemas de gotejamento em área total das fazendas ou em harmonização com outros sistemas de irrigação.

“A harmonização de sistemas já é alvo de investimento de muitos produtores, especialmente em culturas de grãos. É um método que permite a utilização simultânea de dois sistemas de irrigação distintos, como os pivôs centrais e o gotejamento subterrâneo, o que faz com que o agricultor consiga irrigar as bordaduras dos pivôs, ou seja, 100% de sua área produtiva, além de otimizar as operações de plantio, manejo e colheita, possibilitando produzir até três safras em apenas um ano”, explicou William Damas, Coordenador Agronômico da Netafim.

Os visitantes da feira interessados em irrigação poderão ter acesso aos detalhes dos projetos que podem ser realizados em qualquer terreno. Além disso, podem conferir dados que apontam a valorização dos terrenos já que com a irrigação há o total aproveitamento da área produtiva da fazenda.

“São soluções que mitigam instabilidades climáticas e baixa eficiência que são desafios enfrentados pelos produtores. A produção em sequeiro é muito arriscada e imprevisível, podendo trazer enormes perdas e, até mesmo, a quebra de uma safra inteira”, comentou Damas.

O CEO Brasil e Mercosul da Netafim, Ricardo Almeida, também estará presente no evento e reforçou que os visitantes da feira terão acesso ao extenso portfólio e expertise da Netafim. “Nosso objetivo é oferecer a melhor tecnologia de irrigação que garanta excelência nas operações e ajude o produtor a tomar decisões mais assertivas. Além disso, o gotejamento hoje é a opção mais sustentável de irrigação e com ótimo custo-benefício, já que o retorno do investimento é muito rápido, com baixo consumo de água e de energia, aliado às altas produtividades”, disse Almeida.

Em 2021 o Brasil registrou aumento superior a 400 mil hectares em áreas irrigadas. Foi o maior crescimento da história da indústria da irrigação e o país ainda tem potencial para irrigar até 500 mil hectares novos a cada ano.

“Nossa empresa investe continuamente para dar suporte, e está pronta para atender o mercado nacional. Vamos lançar, ainda em 2022, novos produtos e soluções totalmente pensados para as mais diversas necessidades dos agricultores. A presença em eventos como Bahia Farm Show garante que mais pessoas conheçam essas importantes novidades”, concluiu Almeida.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024