Soluções da Bayer para grãos armazenados ajudam a reduzir perdas no pós-colheita

30.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) divulgou recentemente que as perdas no período pós-colheita em países em desenvolvimento podem variar entre 15 e 50%.

As razões para isso podem ser exposição à chuva, seca ou temperaturas excessivas; transporte e armazenamento inadequados; contaminação por micro-organismos; entre outras.

Estes dados demonstram a importância de se discutir questões como certificação e gargalos operacionais das unidades armazenadoras e controle de pragas e roedores. Este é o objetivo do IV Simpósio Sul de Pós-Colheita, que ocorre entre 01 e 3 de dezembro, em Panambi/RS. A Bayer CropScience, por meio de sua área de Saúde Ambiental, participará do evento.

“Estes índices elevados de perdas demonstram a importância de tratar os grãos armazenados, pois ao evitar o desperdício, podemos aumentar a disponibilidade de alimentos e diminuir prejuízos. Durante o evento, o destaque da Bayer CropScience é o K-Obiol, focado no tratamento de grãos armazenados”, diz Luis Fernando Macul, gerente de Marketing da área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience.

O inseticida é indicado para controle de insetos que agem em grãos armazenados e está disponível em duas versões: K-Obiol 25 CE e K-Obiol 2P. O primeiro pode ser aplicado diretamente no grão, enquanto o segundo pode ser aplicado nos silos e nas sacarias e também no tratamento de pisos e paredes de silos e armazéns antes de serem abastecidos. Além disso, esses produtos possuem registro para usos na maioria dos grãos e já são tradicionalmente utilizados pelos principais armazenadores do País, em razão dos padrões de segurança e dos serviços de assistência técnica disponíveis nacionalmente.

“Em nosso estande, além de informações sobre K-Obiol, os visitantes poderão conhecer melhor toda nossa linha de produtos, que inclui também o tratamento de outros tipos de pragas, como ratos, que podem estar presentes nos locais de armazenamento”, explica Macul.

Para o controle de ratos, ratazanas e camundongos a indicação é Rodilon, raticida de dose única, que possui efeito prolongado por ser resistente à umidade. A eliminação dos ratos é rápida e normalmente ocorre entre 24 e 48 horas.

Serviço

IV Simpósio Sul de Pós-Colheita

Local: AFUCOPAL - Associação dos Funcionários da Cotripal

Endereço: Rua Henrique Baal, 695 – Panambi - RS

Data: de 01 a 03 de dezembro

Informações:

Informações adicionais sobre a Saúde Ambiental:

Informações adicionais sobre a Bayer CropScience:

Fonte: The Jeffrey Group - (11) 2165-1640

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025