O uso de soluções a base de borracha líquida e nanotecnologia na impermeabilização e no controle da umidade de grãos armazenados em silos vem reduzindo perdas e restaurando as condições térmicas ideais qualidade dos grãos.
O processo, desenvolvido pela HM Rubber, foi testado com sucesso em silos da Agropecuária Canoa Mirim SA, que integra um grupo de produtores precursores de inovação tecnológica na lavoura de arroz, em Santa Vitória do Palmar, município localizado no extremo sul do Brasil, na fronteira com o Uruguai.
Um dos grandes desafios dos produtores da região é controlar a umidade dos grãos de arroz dentro do silo, uma vez que a salinização de águas da Lagoa dos Patos vem afetando a lavoura. O grau de umidade elevado pode afetar a qualidade da semente ou grão, não só no período de armazenamento, mas também durante as operações de beneficiamento e classificação, dificultando ou impedindo o funcionamento do maquinário e causando impacto substancial na produção. Além disso, pode trincar e quebrar o grão, que perde valor comercial, passando do tipo 1 (alta qualidade) para o tipo 2 (baixa qualidade).
“O agricultor investe muito em tecnologia no campo para colher a safra, milhões em fertilizante e muitas vezes as perdas acontecem no comprometimento do grão na fase de armazenagem, pois semente de arroz precisa ficar com no máximo 14% de umidade no armazenamento, próximo à temperatura ambiente, uma vez que a substância higroscópica absorve mais a umidade e, portanto, é fundamental um silo bem vedado para evitar a oscilação de temperatura interna”, destaca Elcio Machado, diretor comercial da HM Rubber.
Por ser em forma líquida, a solução da HM Rubber é altamente flexível e aderente, formando uma camada protetora que se molda, in loco, a qualquer geometria, penetrando nas mínimas fissuras das superfícies dos silos.
“A praticidade é também um diferencial, pois a calafetação das emendas é feita de forma rápida, sem passar odor para os grãos. Você trabalha com apenas um produto que fornece limpeza e homogeneização na aplicação, ao mesmo tempo”, destaca Flávio Bonilla, representante da HM Rubber no Rio Grande do Sul.
Localizada na região metropolitana de Curitiba (PR), a HM Rubber está presente em todo o Brasil, atendendo não apenas o agronegócio, mas também os setores da cadeia da construção civil e infraestrutura, mantendo representantes e distribuidores certificados em praticamente todas as regiões do país.
Mais informações: www.hmrubber.com.br