DuPont Pioneer apresenta novidades na Entec$ 2013
A produção brasileira de soja na temporada 2012/13 deverá totalizar 82,336 milhões de toneladas, com aumento de 22% na comparação com a safra anterior, que ficou em 67,758 milhões de toneladas. A previsão faz parte de levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisas Agroeconômicas SAFRAS & Mercado. No relatório anterior, divulgado no dia 5 de abril, a previsão era de safra de 82,495 milhões de toneladas.
A estimativa de área plantada passou de 25,258 milhões de hectares em 2011/12 para 27,840 milhões na atual temporada, com aumento de 10%. SAFRAS trabalha com rendimento médio de 2.964 quilos por hectare, superando os 2.694 quilos obtidos no ano passado.
O Mato Grosso deverá seguir líder no ranking de produção nacional, com safra estimada em 23,9 milhões de toneladas, representando um crescimento de 9% sobre as 22 milhões de toneladas obtidas em 2011/12. A produção do Paraná deverá ter um crescimento de 42%, totalizando 15,8 milhões de toneladas.
Após uma temporada de quebra por conta do clima seco, o Rio Grande do Sul deverá recuperar a produção. SAFRAS aposta em uma expansão de 89% na safra, que chegaria a 12,45 milhões de toneladas.
Conforme o analista de SAFRAS, Flávio França Júnior, o corte está essencialmente ligado aos ajustes mais criteriosos feitos nas estimativas de produtividade que foram possíveis agora com o virtual encerramento da colheita. "Especialmente nos estados atingidos por alguma irregularidade climática", frisou.
As exportações de soja do Brasil deverão totalizar 38,5 milhões de toneladas em 2013, com avanço de 21% sobre o ano anterior, quando os embarques ficaram em 31,905 milhões de toneladas. A previsão faz parte do quadro de oferta e demanda brasileiro, divulgado por SAFRAS & Mercado. O esmagamento deverá subir 11%, passando de 35 milhões para 39 milhões de toneladas.
SAFRAS indica oferta total de 83,440 milhões de toneladas, com avanço de 18%. A demanda total deverá aumentar 15% para 80,580 milhões de toneladas. Com isso, o estoque final subirá 171%, ficando em 2,86 milhões toneladas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura