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O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está se mobilizando, junto a outras instituições do governo federal, para incluir o rio Teles Pires-Tapajós no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A hidrovia tem grande potencial para o trânsito fluvial de grãos, especialmente a soja.
De acordo com o diretor do departamento de Infra-Estrutura e Logística do Mapa, Biramar Nunes, o Brasil possui, no mínimo, sete grandes rios navegáveis: Rio Madeira, Paranaíba-Tietê-Paraná, Araguaia-Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraguai-Paraná e Teles Pires-Tapajós. Apenas os dois primeiros são utilizados para o transporte de produtos agrícolas.
As obras requisitadas para o Teles Pires-Tapajós contribuirão para o escoamento da produção de grãos do Mato Grosso, a custos altamente competitivos. A estimativa de produção de grãos nessa área de abrangência é de 12 milhões de toneladas, com grande potencial de crescimento.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a diferença economizada pelo agricultor, ao escoar sua produção pela hidrovia até o porto de Santarém, chega a US$ 93/tonelada.
Eclusa - Atualmente, a construção de duas eclusas e um canal (5,5 quilômetros) do Rio Tocantins, na represa de Tucuruí, estão em andamento pelo PAC. Eles permitirão o trânsito de embarcações pela barragem da hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins. Trata-se do primeiro passo para a melhoria da navegabilidade do rio Araguaia-Tocantins. O investimento é de R$ 548 milhões e a obra tem previsão para estar concluída em 2010.
O Brasil possui a maior extensão de rios navegáveis do mundo, com cerca de 42 mil quilômetros distribuídos estrategicamente em sua área territorial. Por restrições operacionais e de navegabilidade, são utilizados apenas 8,5 mil quilômetros de hidrovias interiores nacionais.
Cristiane Araujo
Mapa
www.agricultura.gov.br
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