Sistemas de Produção Embrapa registram mais de 3,8 milhões de acessos em 2016

​​Com uma média de 250 mil acessos por mês, os Sistemas de Produção Embrapa (SPE) estão entre as publicações eletrônicas da Empresa mais acessadas

13.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Maria Clara Guaraldo

Com uma média de 250 mil acessos por mês, os Sistemas de Produção Embrapa (SPE) estão entre as publicações eletrônicas da Empresa mais acessadas por agricultores, extensionistas, técnicos, professores e estudantes. Em 2016, a publicação recebeu um total de 3.051.295 visitas. Criados em 1979, originalmente em versão impressa, mas disponíveis em versão eletrônica a partir de 2002, os SPE contam hoje com uma ferramenta que permite ao público realizar pesquisas sobre variados cultivos, criações e sistemas integrados de produção animal e vegetal. Atualmente, estão disponibilizados na Internet 112 Sistemas de Produção Embrapa.

Em 2016, foram publicados 15 novos sistemas de produção (lançados ou atualizados em nova edição), sobre os seguintes temas: Produção de mudas de citros; Produção da banana para o Projeto Formoso; Produção da Framboeseira; Cultura do abacaxi na região de Itaberaba, em condições de sequeiro; Sistema orgânico de produção para a cultura da banana; Sistema de produção integrada para a cultura do abacaxi no estado de Tocantins; Cultivo da banana para o estado de Rondônia; Cultivo do milheto; Sistema de produção de mangaba para a região Nordeste do Brasil; Sistema de produção do caju; Sistema de produção de caprinos para o Semiárido brasileiro; Cultivo da banana para o estado do Amazonas; Sistema de produção de mandioca para a microrregião de Porto Seguro (BA); Sistema de produção de banana para a zona da mata de Pernambuco.

Entre as principais características dos SPE está a sua regionalidade. Assim, há sistemas de produção que tratam, por exemplo, do cultivo da banana especificamente para o estado do Amazonas ou do Pará. E há ainda aqueles com caráter microrregional, a exemplo do Sistema de produção do cultivo da banana para o Agropólo Jaguaribe/Apodi, no estado do Rio Grande do Norte.

Da mesma forma, temos hoje SPE voltados para o cultivo da mandioca no Pará, no Amapá, ou no bioma Cerrado; cultivo de pimenta-do-reino para Rondônia; ovinos para o Rio Grande do Sul; soja para o cerrado de Roraima; uva de mesa para o Paraná ou para Minas Gerais; gado leiteiro para a Zona Bragantina, no estado do Pará; entre outros. A Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Informática Agropecuária são as Unidades Descentralizadas responsáveis pela coordenação dos Sistemas de Produção Embrapa.

Desde 2013 a Embrapa vem trabalhando na migração dos conteúdos dos SPE para a nova plataforma desenvolvida em Liferay, com novos leiaute e arquitetura de informação, além de novas funcionalidades e de um gestor de conteúdos com tutoriais de uso que facilitaram o processo interno de edição. Tudo isso contribuiu para melhorar o seu acesso e navegação, e, logo, para conquistar mais usuários interessados nos ganhos sociais, econômicos e ambientais que os resultados de pesquisa da Embrapa podem vir a proporcionar.

A meta é finalizar todo o processo de migração até o fim deste ano, contando com a colaboração das Unidades que ainda possuem sistemas no site antigo. “É muito importante que todas as Unidades autorizem essa migração e, principalmente, que atualizem seus Sistemas, para podermos desativar o antigo site e oferecer ao vasto público desta publicação informações sempre atualizadas", destaca a gestora de conteúdos dos Sistemas de Produção da Embrapa, Ana Paula Dias.

Para conhecer os Sistemas de Produção Embrapa acesse www.embrapa.br/sistemadeproducao


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024