Sistema FAEPA/SENAR-PB realiza encontro de líderes sindicais

18.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

Presidentes e colaboradores dos sindicatos rurais da Paraíba participaram, nos dias 14 a 16 de fevereiro, em João Pessoa, do Encontro sobre Liderança Sindical e Atendimento ao Cliente. O evento consiste em uma ação do Programa Sindicato Forte que tem como objetivo principal organizar e auxiliar no fortalecimento dos sindicatos rurais e consequentemente no desenvolvimento de cursos, treinamentos e mobilização em favor da melhoria da qualificação dos produtores rurais.

 

Durante o evento, segunda etapa do Programa, os participantes receberam dicas e informações sobre como identificar as potencialidades e necessidades do sindicato e como trabalhar de forma organizada, com metas e estratégias definidas, para melhorar, ainda mais, seus serviços e atendimento. “Temos que analisar a essência do sindicato rural, repensar suas ações, modernizar. Só assim os sindicatos se tornarão relevantes para o setor”, afirmou o consultor da CNA, Rubens Pires.

 

Outro ponto fundamental abordado durante o treinamento foi a importância de uma mobilização eficiente. “Os mobilizadores são nosso elo com o produtor rural, nosso principal cliente. A reciclagem, capacitação e adaptação dos mobilizadores aos novos tempos são fundamentais para a sobrevivência no mundo de hoje”, afirmou o superintendente do SENAR-PB, Almiro de Sá Ferreira.

 

Para o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, o segredo do Programa Sindicato Forte está na promoção de uma maior integração entre o sindicato e o produtor rural. “Não me canso de falar que separados somos fracos. Juntos, sindicato e produtor, são muito mais fortes e os resultados serão vistos com o crescimento da agropecuária da Paraíba”, afirmou.

 

Entre diversos assuntos, os representantes sindicais, discutiram questões sobre globalização, liderança, gestão, empreendedorismo e qualidade. “Nós temos que ser otimistas. As informações que recebemos aqui vão nos ajudar muito a enfrentar as dificuldades diárias. As barreiras são imensas: falta de recurso, de tecnologia, de incentivo, mas com organização e planejamento, acredito na vitória”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabaiana, Luiz Correia Paes de Araújo.

 

Neste primeiro evento estiveram reunidos os sindicatos de Alagoa Grande, Caaporã, Cabaceiras, Caiçara, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Itabaiana, Marí, Picuí, Pilões, Santana dos Garrotes, São José de Caiana, Sapé, Serra Branca, Solânea, São Mamede, Umbuzeiro, além dos consultores do SENAR Nacional, Rubens Pires e Olympio Bezerra. O segundo encontro, previsto para abril, reunirá os dirigentes dos outros 22 sindicatos do estado.

 

O Programa Sindicato Forte é uma iniciativa do Sistema FAEPA/SENAR-PB em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o SENAR Nacional e pretende atender 45 sindicatos rurais ligados à FAEPA.

 

O Programa

 

O Programa Sindicato Forte, lançado em novembro de 2010 na Paraíba, visa melhorar e ampliar os serviços prestados aos produtores rurais pelos sindicatos, por meio da qualificação dos dirigentes e colaboradores na prestação de serviços de mobilização para a qualificação e tratamento personalizados e outros serviços sociais, contribuindo para o desenvolvimento da família rural.

 

Por meio destas ações se alcançará uma melhor atuação dos sindicatos rurais como mobilizadores no fomento de cursos de capacitação e qualificação ofertados pelo SENAR-PB, estreitando a parceria e o relacionamento entre o Sistema FAEPA/SENAR-PB e os sindicatos.

 

O Programa é realizado em 4 etapas distintas: Sensibilização e diagnóstico; Capacitação de lideranças e colaboradores; Elaboração de planejamento estratégico e Acompanhamento e avaliação dos Resultados.

 

Juliana Rossignoli

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB

(83) 3048-6078

juliana@senarpb.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025