Sipcam Nichino lança tecnologia multiculturas

Disponível para aplicações na safra 2021-22, fungicida é o quarto lançamento da empresa este ano no Brasil

07.12.2021 | 09:54 (UTC -3)
Fernanda Campos

A Sipcam Nichino Brasil lança oficialmente nesta terça-feira (07/12), o fungicida Vitene. A chegada do produto ao mercado será anunciada em um evento online, com a participação da liderança e da área técnica da companhia, além de pesquisadores e especialistas como Alfredo Ricieri Dias. Dias falará ao vivo sobre “Os desafios no manejo de fungicidas em algodão e milho”. Outros palestrantes também farão apresentações técnicas relevantes, com ênfase no desempenho do novo produto a campo.

De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, Vitene chega ao agronegócio após a companhia colher sucesso com os lançamentos da nova molécula herbicida Terbutilazina, ingrediente ativo do produto Click e dos inseticidas Takumi e Ohkami, este último específico para controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta).

Conforme Freitas, Vitene pode ser aplicado em diversas culturas, incluindo milho, algodão e feijão. “O portfólio de fungicidas da companhia ganha um reforço importante, para atender a diferentes necessidades dos agricultores. Vitene foi alvo de diversos estudos de pré-lançamento e os resultados obtidos a campo se mostram promissores”, salienta. 

O também agrônomo da Sipcam Nichino, Eric Ono, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do fungicida, acrescenta que pesquisadores e consultores independentes apontam diferenciais do produto no controle das doenças cercosporiose (Cercospora zeae-maydis) e ferrugem polissora (Puccinia polysora), ambas do milho. "No algodão, Vitene mostrou ser altamente eficaz no manejo de ramulose (Colletotrichum Gossypii var. Cephalosporioides) e ramulária (Ramularia aréola)".

Já no feijão, complementa Ono, os dados consolidados atestam efetividade do novo fungicida sobre antracnose (Colletotrichum lindemuthianum), mancha angular (Isariopsis griseola) e ferrugem (Uromyces phaseoli).

Conforme a Sipcam Nichino Brasil, o novo Vitene tem como ingredientes ativos os compostos azoxistrobina e difenoconazol. O produto é descrito como de ação sistêmica, pertencente ao grupo das estrobirolinas e dos triazois, com atuação translaminar (penetração e distribuição rápidas na área tratada).

“A aplicação deve ocorrer preferencialmente de forma preventiva, embora Vitene também demonstre bons efeitos na aplicação curativa inicial”, finaliza José de Freitas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024