Simpósio vai discutir os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária em Campos de Araucária

06.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) vêm se apresentando como uma alternativa para produtores rurais de todo o país. Para discutir o tema, será realizado, no próximo dia 07, o Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária dos Campos de Araucária, em Lages (SC). Promovido pela Epagri, Embrapa Pecuária Sul e Governo do Estado de Santa Catarina, o simpósio vai abordar questões conceituais e técnicas em relação à utilização de uma mesma área para produção animal em sucessão com culturas agrícolas. O evento será realizado no auditório do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, a partir das 8 horas.

A ILP pode ser definida como um sistema de produção que alterna na mesma área o cultivo de pastagens anuais ou perenes destinadas à produção animal e culturas destinadas à produção vegetal, sobretudo grãos. Na região Sul, a ILP é adotada predominantemente como estratégia de cultivo de pastagens anuais de inverno em áreas utilizadas com culturas para produção vegetal no verão. Essa estratégia é importante em toda a região, pois há várias culturas para uso do solo no verão, como soja, milho, feijão, e arroz irrigado, enquanto há carência de alternativas de cultivos agrícolas economicamente viáveis no inverno.

O seminário, além de palestras e debates terá a demonstração prática de resultados obtidos em experimentos da Embrapa Pecuária Sul e da Epagri. No caso da Embrapa, o analista Marcelo Pilon vai relatar alguns resultados obtidos nos campos experimentais a partir do uso de ferramentas de agricultura de precisão em um sistema de ILP. Há quatro anos, em ensaios conduzidos em uma área que integra pastagens de inverno e culturas de verão, especialmente a soja, vem sendo utilizada a agricultura de precisão para a análise de dados e, assim, propor intervenções que melhorem o sistema. Por exemplo, são usados mapas de colheita que identificam a produtividade em diferentes zonas da área, a compactação do solo próximo a coxos fixos e a utilização de coxos móveis. Da mesma forma, por meio destas tecnologias é possível identificar os resultados da ILP no combate a espécies indesejadas, especialmente o capim-annoni, gerando um mapeamento da dispersão do banco de sementes desta espécie, entre outros resultados.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025