Simpósio sobre sustentabilidade na ESALQ

08.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Evento tem como tema "Perspectivas do Brasil aos desafios da sustentabilidade", e ocorre quinta e sexta-feira (10 e 11/06).

A oportunidade de aprofundar a discussão das questões ambientais está próxima das empresas brasileiras e alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), pois nela será realizado o simpósio sob o tema "Perspectivas do Brasil aos desafios da sustentabilidade", dias 10 e 11 de junho.

Para aproximar profissionais e empresários com vínculo direto ou interface de atuação com a conservação dos recursos naturais e cujas decisões tenham impacto direto ou indireto sobre o gerenciamento desses recursos, foram convidadas expressões da área para ilustrar as atividades do evento.

No dia 10 (quinta-feira), no Painel Ambiental, que acontece das 14h00 às 19h00, estão programadas as palestras Código florestal e estatuto da terra, com Maria José Brito Zakia, doutora em Engenharia Florestal pela ESALQ; Direito Ambiental Brasileiro, com Antonio Zanollo Neto, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); Mudanças climáticas e aquecimento global, com Carlos Clemente Cerri, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP/CENA).

Dois painéis acontecem no dia 11 (sexta-feira) – Painel Econômico, das 08h00 às 12h10, e Painel Social, das 13h30 às 18h40. Compensação de emissão de gases de efeito estufa – Carbon free, com Ricardo Dinato, da Iniciativa Verde; Perspectivas do comércio brasileiro frente aos desafios da sustentabilidade, com Silvia Helena Galvão de Miranda, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (ESALQ/CEPEA); e Importância da avaliação de ciclo de vida de produtos do agronegócio, com Marcelo Valadares Galdos, pós-doutorando da ESALQ, são as palestras do período da manhã.

Já no período da tarde, no Painel Social, estão programadas as palestras Certificação, com Lineu Siqueira, do Imaflora; Mobilizações civis se contrapondo às mudanças climáticas, com Marcos Sorrentino, do departamento de Ciências Florestais (LCF) da ESALQ; Sequestro de carbono, com Sergio Camargo, da Natura; AES, com Paulo Kageyama, do LCF – ESALQ; Cenário da expansão e desenvolvimento da Amazônia Legal, com Arnaldo Carneiro Filho, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e Gestão da biodiversidade em sistemas agroflorestais, com Flávio Gandara, do departamento de Ciência do Solo (LSO) da ESALQ.

A realização é do Grupo de Estudos "Luiz de Queiroz" (GELQ 2011), sob coordenação do professor Carlos Eduardo P. Cerri, do LSO.

As inscrições podem ser feitas pelo site

. Informações pelo site

, pelo e-mail

ou pelo telefone (19) 3417-6604.

Alicia Nascimento Aguiar

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025