Simpósio na Espanha aborda importante ordem de insetos pragas

​A pesquisadora Simone Prado, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) esteve em Madri, Espanha, no 3° Hemipteran-Plant Interactions Symposium

30.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin

A pesquisadora Simone Prado, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) esteve em Madri, Espanha, no 3° Hemipteran-Plant Interactions Symposium, de 4 a 8 de junho de 2017 para apresentar os trabalhos “Influence of symbionts in the biology of Heteropteran insects”, de sua autoria e “Classical biological control of Diaphorina citri Kuwayama in citrus crop in Brazil”, de autoria de Luiz Alexandre Sá, também pesquisador da Embrapa Meio Ambiente em co-autoria com Simome.

A pesquisadora explica que a subordem Heteroptera compreende ao redor de 37 mil espécies descritas e talvez 25 mil ainda desconhecidas. Os heterópteros pertencem à ordem Hemiptera, que compreende importantes pragas de cultivos agrícolas em todo o mundo, são importantes não apenas por provocarem danos diretos, mas também como transmissores (vetores) de doenças de plantas.

Associações entre esses insetos e simbiontes foram recentemente caracterizadas devido aos avanços na área de biologia molecular e podem influenciar o desenvolvimento dos insetos. Muitos simbiontes são essenciais para o desenvolvimento dos insetos, e portanto a caracterização desta associação pode ser utilizada no desenvolvimento de métodos de controle dessas pragas.

O trabalho realizado no Laboratório de Quarentena "Costa Lima" (LQC) da Embrapa Meio Ambiente por Luiz Alexandre de Sá abordou controle biológico clássico de Diaphorina citri no Brasil, por meio do processo de importação do endoparasitóide exótico Diaphorencyrtus aligarhensis (Hymenoptera: Encyrtidae), procedente da California Department of Food and Agriculture (CDFA), USA.

Conforme o pesquisador, este bioagente tem apresentado grande potencial para o controle biológico dessa praga de citros em regiões semi-áridas do oeste da Califórnia. O estabelecimento da população desse parasitóide D. aligarhensis em condições quarentenárias está sendo realizado para posterior solicitação de liberação de quarentena para sua utilização no Manejo Integrado de Pragas de Citros (MIP-Citros) nos pomares cítricos país.

Este Simpósio foi o terceiro a ser realizado, sendo o primeiro no Brasil e o segundo no EUA, reuniu pesquisadores da área de Ciências Agrárias incluindo entomologistas, fisiologistas, e biólogos com conhecimentos em hemipteros fitófagos e suas interações visando o manejo de culturas importantes e o controle de pragas e doenças. Segundo a pesquisadora, o assunto mais importante foi a detecção da bactéria Xylella fastidiosa, que é transmitida por cigarrinhas vetoras de doenças muito importantes no Brasil (em citros, ameixeira e cafeeiro) e nos EUA (videira, alfafa, amendoeira, pessegueira, pereira), em oliveiras e entrada no continente Europeu.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024