Monsanto repassa verba para Projetos de Pesquisa da Embrapa
As tecnologias sustentáveis para produção de alimentos seguros e o Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas (Pisa) foram abordadas pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Marcio Portocarrero, no 2º Simpósio Internacional Pisa: Tecnologias para uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O encontro foi realizado nos dia 24 e 25 de novembro, em Pinhais (PR), simultaneamente ao 3º Agronegócio Brasil: Fóruns de Discussão, Dias de Campo e Feira de Negócios.
O Pisa incentiva a transformação da produção convencional em tecnológica, sustentável, rastreável e certificável. As etapas do trabalho incluem inovação no processo de produção, recuperação da capacidade produtiva dos solos e redução dos custos para o agricultor com aumento da produtividade e rentabilidade. De acordo com Portocarrero, o programa envolve três mil pessoas de 340 instituições de Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “O Pisa é composto por sistemas sustentáveis de produção agropecuária, para a viabilização econômica, ambiental e social aplicados nas propriedades rurais”, explica.
O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), a estrutura, organização e visão ambiental do Pisa, as experiências internacionais de certificação de propriedades com Sistemas Integrados de Produção e modelos integrados de produção agropecuária no trópico brasileiro também são temas programados para o simpósio.
Sophia Gebrim
Mapa
(61) 3218-2203
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura