Simpósio e Encontro exploram redução de perdas, funcionalidade e conveniência em hortifrútis e flores

20.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Soraya Pereira

O III Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita de Frutas, Hortaliças e Flores (SPC2011) e o VI Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças (EPM2011) irão destacar as principais demandas do setor produtivo e os avanços tecnológicos que permitem garantir a qualidade e a segurança dos alimentos e analisar as tendências do mercado consumidor. Sob coordenação da Embrapa Agroindústria de Alimentos e da Prefeitura de Nova Friburgo, 366 trabalhos serão apresentados. A programação ainda conta com palestras, mesas redondas e excursões técnicas às áreas produtivas de morango, goiaba e hortaliças orgânicas além de visita a uma agroindústria de processamento mínimo de hortaliças. Os eventos acontecem de 23 a 28 de outubro, no Teatro Municipal de Nova Friburgo (RJ).

De acordo com o pesquisador Marcos Fonseca, da Embrapa, esta será uma oportunidade para reunir pesquisadores, empresários, técnicos e estudantes para refletir sobre os avanços no conhecimento da fisiologia e tecnologia na pós-colheita de produtos inteiros e minimamente processados, mecanismos de redução de perdas e extensão da vida útil de alimentos e flores.

O pesquisador Gustavo González-Aguilar, do Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo (CIAD), México, por exemplo, apresentará o papel dos antioxidantes em frutas e hortaliças. Da Universidade do Porto (Portugal), a pesquisadora Isabel Oliveira Ferreira, traz a influência dos tratamentos pré e/ou pós-colheita sobre os compostos aromáticos em frutas frescas. A Embrapa e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) apresentam os resultados de projetos para embalagens valorizáveis e de transporte adequado para frutas e hortaliças. Outro destaque é o uso de revestimentos comestíveis em vegetais minimamente processados que ajudam a conservar a qualidade e prolongar a vida útil do produto.

A programação completa está em

. As inscrições podem ser feitas no local. Outras informações: (21) 3622-9640. Os eventos contam com o apoio da Faperj, CNPq e Capes. Patrocínio: Syngenta e AgroFresh.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025