Simpósio discute o papel do profissional de ciências agrárias no século XXI

26.04.2011 | 20:59 (UTC -3)

O profissional das ciências agrárias, responsável pelo desenvolvimento, tecnologia e a alta produtividade do campo é tema do Simpósio promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, no dia 28 de abril, a partir das 8h30, no Anfiteatro A da central de Salas de Aula da Fazenda Experimental Lageado.

 

O Simpósio será aberto com a palestra “O profissional do séc. XXI e a Universidade”, proferida por Luiz Bevilacqua, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Na sequência, o professor Mário Otávio Batalha, da Universidade Federal de São Carlos, profere a palestra “Recursos Humanos e Agronegócio: a evolução do perfil profissional”. O evento será encerrado com uma mesa redonda mediada pelo vice-diretor da FCA, professor José Matheus Yalenti Perosa.

 

O evento parte da premissa que o profissional da área de agrárias precisa ser preparado continuamente para o enfrentamento dos contextos sociais em constante transformação na sociedade da informação. As demandas globais por alimento, energia e cuidados com o meio ambiente, necessitam de profissionais criativos que saibam utilizar os recursos científicos e tecnológicos produzidos na universidade, contribuindo de forma eficaz para o progresso material e cultural do país.

 

O objetivo do Simpósio é compreender quais rumos que os cursos de graduação da área das agrárias devem assumir diante dos novos contextos sociais, políticos e econômicos. “O compromisso institucional de formar indivíduos atuantes, críticos e com responsabilidade ética perpassa todo o ambiente acadêmico, portanto, esse espaço foi idealizado para que, coletivamente, possamos vislumbrar uma educação interdisciplinar que responda adequadamente aos desafios da globalização”, analisa o professor Perosa.

 

O Simpósio é dirigido a todos os interessados na formação dos profissionais das áreas agrárias, em particular professores e alunos de pós-graduação, como explica Eliana Curvelo, assessora pedagógica da FCA. “Esperamos que as reflexões advindas deste encontro reflitam no ambiente acadêmico a possibilidade de novos conhecimentos voltados para responder as diretrizes curriculares, ao Plano de Desenvolvimento Institucional e às demandas da sociedade contemporânea”.

 

O evento é aberto a todos os interessados e tem entrada franca.

 

Fonte: Assessoria de imprensa

Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP

Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - Fepaf

(14) 3882-6300

imprensa@fca.unesp.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025