Fundecitrus realiza levantamento amostral de greening e cancro cítrico
A incidência de doenças tem sido fator limitante a expansão do trigo. Na última safra, epidemias de giberela e brusone comprometeram grande parte da produção. O manejo de doenças na cultura do trigo é foco da participação da Embrapa Trigo no Show Rural 2010.
O evento acontece de 8 a 12 de fevereiro, em Cascavel/PR.
A pesquisa desenvolvida pela Embrapa Trigo tem buscado soluções relacionadas à resistência varietal ou tolerância às principais doenças para diminuir riscos no cultivo do trigo. Doenças como a giberela e a brusone são muito influenciadas pelo ambiente, que, em muitas ocasiões, pode reduzir a eficiência do controle químico. Diante disso, a Embrapa Trigo estará apresentando no Show Rural algumas medidas de manejo e controle para redução das perdas ocasionadas por estas doenças.
Uma das ferramentas apresentadas na Casa da Embrapa é o SISALERT - Sistema de Previsão de Risco de Epidemias de Doenças de Plantas. O sistema consiste numa plataforma que coleta dados meteorológicos, processa as informações para simulação de riscos de epidemias e distribui o alerta aos usuários. ”As doenças de plantas são dependentes do clima. O sistema permite acompanhar as condições do tempo para prever os momentos de maior risco e orientar a aplicação racional de produtos químicos”, explica o pesquisador José Maurício Fernandes. Através do sistema, informações como temperatura, umidade e duração do período de molhamento foliar são coletadas por estações meteorológicas da rede do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e processadas em modelos computacionais que alertam para as situações de risco. “Combinando fatores ambientais e econômicos, o sistema serve de auxílio ao produtor na tomada de decisão, orientando quanto a medidas preventivas ou mitigadoras no ataque de doenças como a giberela e a brusone”, diz Fernandes.
Joseani M. Antunes
Embrapa Trigo
(54)3316.5800 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura