Newsletter do Grupo Cultivar entra em recesso a partir de quinta-feira (20)
O setor sucroenergético estará nos três dias do evento em giros tecnológicos e Mostras de tecnologia do Showtec 2013, que acontece de 23 a 25 de janeiro, na Fundação MS, em Maracaju/MS. A produção de açúcar, etanol e energia passou a ganhar destaque desde que começou a diversificação de produção em MS. “Esse destaque do segmento é por conta do crescimento do setor no Estado, que nesta safra teve produção recorde”, comenta o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes.
A produção de cana em MS vem acumulando sucessivos crescimentos. Para esta safra que encerra agora em janeiro, devem ser moídas 37 milhões de toneladas de cana, conforme a Biosul – Associação dos Produtores de Bioenergia de MS. “Apesar de termos um aumento na moagem de cana estamos num cenário de recuperação, a produção está crescendo, mas ainda não é o esperado. Um dos fatores que mais influenciou para que a expectativa não se estabelecesse foi o clima”, apontou o presidente da entidade, Roberto Hollanda Filho.
A expectativa de um novo crescimento está no funcionamento de duas novas indústrias do setor no Estado. “As usinas, já instaladas, também ainda não estão moendo na sua totalidade”, explicou o presidente da Biosul. Mesmo com a expectativa de moer 38,6 milhões de toneladas de cana ainda não se confirmando, Hollanda aponta aspectos positivos como produção recorde de cana, o crescimento do próprio segmento sucroenergético e o começo da recuperação da produtividade agrícola dos canaviais.
A Biosul, associação que representa as 24 usinas, estará no Giro Tecnológico, no dia 25, a partir das 14 horas. Além do setor sucroenergético, o mercado de grãos e carnes e as florestas plantadas também estarão nas palestras sobre “Cenários do Agro em Suas Diversas Cadeias Produtivas”. A entidade é uma das apoiadoras do Showtec 2013.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura