11º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo premia os melhores trabalhos do agronegócio brasileiro e sulamericano
Próximo ao dia da criança, celebrado em 12 de outubro, o setor do tabaco encerrou o Treinamento Crescer Legal - Desafios para uma Consciência Sustentável, importante iniciativa desenvolvida de forma inédita para a proteção da criança e o adolescente. Promovido pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), empresas associadas e Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), o trabalho formou mais de 1,2 mil profissionais das equipes de campo do setor do tabaco em torno do tema trabalho infantil e pode ser considerado o maior já realizado por empresas privadas para a proteção da criança e do adolescente no Sul do País. Este também foi o primeiro treinamento realizado com as 16 empresas associadas conjuntamente.
Dentro do Sistema Integrado de Produção do Tabaco, o orientador agrícola é quem faz a conexão entre empresa e campo, repassando as orientações técnicas. “O verdadeiro trabalho começa agora. Estamos apostando nestes profissionais para repassar a mensagem de que o trabalho no plantio, colheita, beneficiamento ou industrialização do tabaco só é permitido a partir dos 18 anos. Sabemos que houve inúmeros avanços no sentido da conscientização. Entretanto, enquanto uma única criança estiver trabalhando, ainda teremos um problema a ser resolvido”, avalia Schünke.
No Rio Grande do Sul, onde o trabalho de conscientização iniciou há mais tempo, a incidência de trabalho infantil no tabaco reduziu consideravelmente na última decada, de acordo com o IBGE. Trata-se do resultado mais expressivo em todo o Brasil, considerando todos os setores. Atualmente, o setor do tabaco é o único a exigir comprovante de matrícula escolar e atestado de frequencia dos filhos de produtores para contratação da safra.
Ao longo do ano foram 12 encontros promovidos em toda a Região Sul do País com a orientação da Escola de Negócios da Universidade Positivo, de Curitiba, e a participação de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Iniciado em Araranguá (SC), no mês de maio, a série de eventos foi finalizada na última sexta-feira, 05 de outubro, em Pelotas (RS). O papel das organizações, do produtor, do orientador e da sociedade no combate ao trabalho infantil na cultura do tabaco, bem como os princípios da sustentabilidade e cases sobre o impacto da mão de obra infantil em setores produtivos foram temas abordados no curso.
Ação conjunta entre o SindiTabaco, empresas associadas e Afubra que tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco, por meio da conscientização dos produtores integrados e da sociedade, bem como do incentivo à educação dos filhos dos produtores e à qualificação do jovem rural com projetos sociais no âmbito da educação e do lazer.
23 e 24/5 - Araranguá (SC)
12 e 13/6 - Maravilha (SC)
27 e 28/6 - Verê (PR)
23 e 24/7 - Santa Cruz do Sul (RS)
8 e 9/8 - Mafra (SC)
22 e 23/8 - Prudentópolis (PR)
4 e 5/9 - Blumenau (SC)
10 e 11/9 - Santa Cruz do Sul (RS)
12 e 13/9 - Santa Cruz do Sul (RS)
18 e 19/9 - Santa Maria (RS)
2 e 3/10 - Pelotas (RS)
4 e 5/10 - Pelotas (RS)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura