SESCOOP/SC homenageia vencedores catarinenses dos prêmios Cooperjovem 2012

11.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Marcos A. Bedin

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) homenageará, por indicação da Frente Parlamentar Cooperativista (FRENCOOP/SC), o Sistema Cooperativo Catarinense, em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento será realizado no dia 17 de dezembro, às 19h, no Plenário Osní Regis, na sede da ALESC.

A proposição foi feita pelo deputado e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Moacir Sopelsa. “Essa sessão é justa porque o cooperativismo em nosso Estado é um dos que mais prospera, oferecendo exemplos marcantes para o país em diversas atividades”, destaca.

Na visão da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), o Ano Internacional das Cooperativas representa o reconhecimento pela contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico, além de promover a valorização do segmento e, consequentemente, o crescimento nos mais diversos ramos. “A iniciativa também é uma forma de reconhecer os pioneiros, que encontraram uma fórmula lógica e real de buscarem juntos o sucesso para cada indivíduo. O cooperativismo é a melhor forma que o mundo tem para a solução das injustiças sociais e reparação de suas necessidades”, destaca o presidente da Ocesc, Marcos Antonio Zordan.

Em Santa Catarina, segundo Zordan, o cooperativismo tem crescido acima da média. Somente no ano passado, as 261 cooperativas cresceram 17% em receita operacional bruta, totalizando 14 bilhões 797 milhões de reais. O quadro social teve uma expansão de 12 %, atingindo mais de 1 milhão 267 mil pessoas. “Temos 50% do Estado voltado ao cooperativismo e nossa meta é superar esse percentual, fazendo com que as escolas e o governo entendam melhor o cooperativismo e trabalhem com cooperação. Acredito que esta é a forma real de desenvolvimento de um país”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025