Serra Gaúcha inicia colheita das pequenas frutas

18.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Patrícia Strelow

Teve início na última semana, na Serra Gaúcha, a colheita da framboesa e das variedades superprecoces do mirtilo. Os frutos apresentam boa qualidade, tamanho e sanidade, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar. Os produtores de pequenas frutas da região realizam ainda o manejo físico das amoras-pretas de cobertura do solo, espontâneas ou introduzidas, e os tratamentos foliares preventivos com calda bordalesa e fosfitos, práticas culturais necessárias nos pomares. As frutas estão em início de maturação, apresentando boa produtividade.

Prossegue ainda na Região da Serra a colheita da safra do morango. Da mesma forma, na Região Sul, o momento é de pico de colheita, que tem apresentado frutos de excelente qualidade. A incidência de sol contribui para um melhor amadurecimento e qualidade dos frutos em relação à coloração e ao teor de açúcares.

Em relação aos grãos, prossegue no Rio Grande do Sul a colheita do trigo e da cevada - esta se encaminha para o encerramento, restando não mais que 10% da área estimada. A produtividade se aproxima das 2,9 t/ha, de boa qualidade industrial. Com a semana apresentando bons períodos de tempo seco nas principais regiões produtoras, a colheita da safra 2011 de trigo chegou a 80% sobre o total plantado, superando os 73% verificados no mesmo período da safra anterior. Segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, tendo em vista os rendimentos obtidos nas lavouras ceifadas recentemente, é possível que, no fechamento da colheita, o rendimento médio estadual possa ser revisto para cima, elevando consequentemente a produção total a ser disponibilizada ao mercado.

O plantio de milho da safra 2011/2012 alcançou esta semana 73% do total previsto, à frente na comparação com os anos anteriores. Cerca de 3% do total já plantado encontra-se em fase de germinação. Por sua vez, o plantio da soja atingiu no último período 47% da área prevista. A germinação e o crescimento inicial das plantas é considerado normal, levando-se em conta a irregularidade das precipitações.

A área semeada da safra de feijão no Estado já chega aos 84%, e na próxima semana deverá iniciar o amadurecimento das vagens. Até o momento, o desenvolvimento geral da lavoura é considerado muito bom, com perspectivas de ótima produtividade. Com as poucas chuvas registradas nas principais regiões produtoras, localizadas mais ao Sul do Estado, a semeadura do arroz pode avançar 15 pontos em âmbito estadual, chegando aos atuais 75%, e deixando a atual safra praticamente dentro da média em termos de plantio.

Apresentando atraso de cerca de 20 dias, causado pelas condições meteorológicas, a colheita das variedades precoces de cebola ganha ritmo na Serra Gaúcha. Os extensionsitas da Emater/RS-Ascar avaliam que os bulbos estão com bom diâmetro e muito boa sanidade. As lavouras da variedade Crioula, cultivada em 90% dos 1.450 ha, continuam enfrentando dificuldades no desenvolvimento e na formação do bulbo. Mesmo com suplementação de água via irrigação, o rendimento deverá ser afetado. Diversas áreas ainda não conseguiram “fechar” o solo, retratando plantas de pouco vigor e volume de folhas, refletindo, pelo adiantado da época, em bulbos de calibre menor.

Os pomares do pêssego, por sua vez, estão com perspectiva de safra acima do normal, devido à alta viabilidade (pegamento) das flores. Isso também demandou uma grande mão de obra para realização do raleio e até o atraso na execução dessa tarefa. Este é atribuído ainda às baixas temperaturas e insolação, que ocasionaram atraso na floração da maioria dos cultivares.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025