Previsão de crescimento de 5% para o PIB do agronegócio mineiro
A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol comemora, em 2010, o décimo ano da introdução da raça no Brasil, com plantéis presentes em 11 Estados.
Com sede em Uberlândia/ MG, a diretoria da ABCB Senepol, presidida por Ricardo Carneiro, comemora o sucesso da raça no Brasil e a evolução dos plantéis entre os investidores da raça. “O rebanho Senepol chegou este ano a 15 mil cabeças registradas e temos no Brasil, inclusive, a melhor genética Senepol do mundo”, exemplifica Carneiro
A ABCB Senepol cresceu 200% nos últimos 2 anos, reunindo hoje 69 sócios ativos distribuídos em 11 Estados de Norte a Sul do país. Além do quadro de associados, a raça também conta com dezenas de criadores que empregam o sêmen Senepol em programas de cruzamento. “Uma comitiva da Associação Norte Americada junto com delegações de países da América Central visitaram os criatórios brasileiros e concluíram que nós temos hoje a melhor genética Senepol do mundo”, comemora o presidente Ricardo Carneiro.
Recentemente, outras visitas vieram conhecer de perto a evolução genética da raça país: comitivas dos países africanos Congo, África do Sul, Gabão e Senegal visitaram criatórios importantes no Brasil, motivados pelo competente trabalho de melhoramento genético que está sendo realizado no Brasil. O resultado: após várias tentativas com outras raças importadas para seus países, encontraram aqui, no nosso Senepol, a rusticidade e a resistência, principalmente à mosca tsé-tsé, um parasita que compromete a produtividade (carne e leite) e é epidêmica também para os humanos.
Estudos reforçam a força da raça. O mais recente Anuário da Revista DBO, publicado em janeiro de 2010, vem confirmar esta evolução da raça pois aponta que o Senepol obteve a melhor média do ano 2009 entre as 22 raças avaliadas: R$ 20.240,00 através da comercialização de 160 lotes. Outro exemplo recente é o balanço realizado pela ASBIA em 2009 que apontou crescimento de 58% da raça Senepol na venda sêmen.
Outra ação que marca os 10 anos da raça no Brasil foi a assinatura de um convênio com a Embrapa pelo Programa Geneplus, que atuará em ações em prol do melhoramento genético dos animais. “Tudo aquilo que é medido pode ser comparado e, quando se compara com certeza é difícil superar a raça Senepol”, afirmou o presidente da ABCB Sr Ricardo Carneiro. “De inicio, avaliaremos mais de 5 mil vacas e iremos elaborar um programa de melhoramento baseado nos números que a ABCB projeta para a raça no Brasil, estudaremos índices para classificar os animais e tudo isto com o objetivo de nortear a seleção do Senepol para o de gado de corte no Brasil”, explicou Luiz Otávio da Embrapa.
Este convênio foi firmado em Campo Grande/ MS, durante a Expogrande, a primeira grande feira que contou com mostra de animais Senepol. E as demais, durante o ano 2010 serão realizadas em muitas feiras no calendário oficial de eventos da Associação, porém, com destaque maior para Feicorte em SP..
Características
O Senepol é uma raça taurina - 100% bos taurus - proveniente da Ilha de Saint Croix no Caribe, região de clima tropical, por isso é denominado taurino adaptado, não sintético ou composto. A rusticidade e resistência são os grandes fortes do animal, qualidades necessárias para a produção de carne e leite nas condições das regiões africanas. Tem pêlo bastante denso, além de ser um “pelo zero”, que dificulta a existência de carrapatos pois, diferentemente de outros taurinos, o Senepol é rústico por natureza devido à região de onde é oriundo, destaca a associação.
A adaptabilidade também é uma marca confirmada no Senepol. Trabalhos desenvolvidos pelas unidades, pelos criadores e Associação Brasileira contribuem para a evolução desta raça, mudando conceitos e produzindo resultados. Testes realizados concluíram que, em plantéis de Senepol, a raça consegue produzir e sobreviver muito bem em região de pouca chuva, clima seco e quente, com pastagens precárias, bem como o oposto, o Senepol vem produzindo muito bem no clima frio e suportando fortes geadas em fazendas do Sul.
Cruzamento
O Senepol é muito indicado como solução para as matrizes F1, pois é possível manter um nível alto de heterose, e avança-se no taurino sem perder a rusticidade proveniente dos zebuínos no cruzamento F1, pois o Senepol, mesmo sendo um animal 100% taurino, é extremamente adaptado e rústico. Em cima de matrizes Nelore, o pecuarista conseguirá oferecer ao mercado um produto diferenciado e valorizado, o chamado S1 (nelore x Senepol). A raça Senepol é dominante, sendo assim, repassa com segurança algumas características às suas progênies como: padronização da bezerrada, mocha o gado (pela sua herança do Red Poll inglês), traz a precocidade e a qualidade da carcaça do taurino, além da docilidade, que facilita muito o manejo, dentre outras qualidades.
Para mais informações sobre a raça Senepol, acesse o site
FONTE: Matriz da Comunicação - (15) 3411-9669
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura