Senar/SC capacita gratuitamente em outubro mais de 7 mil produtores rurais

28.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais de 7mil produtores rurais de Santa Catarina serão capacitados, neste mês de outubro, com 438 cursos gratuitos disponibilizados gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

“Os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os ganhos das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo”, realça o superintende do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

Mensalmente, o Senar/SC oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de formação profissional rural envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo como educação, artesanato, cultura, esporte e lazer, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.

Entre as capacitações oferecidas no Norte do Estado estão a de cultivo protegido de hortaliças em Caçador, jardineiro em Corupá, aplicação de agrotóxicos em São João do Itaperiú, produção caseira de biscoitos em Jaraguá do Sul, cultivo de plantas medicinais em Araquari, operação e manutenção de roçadeira em áreas de fruteiras perenes em Irineópolis, turismo rural em Joinville e tratamento de madeira em Papanduva.

No Vale do Itajaí, o treinamento de operação e manutenção de tratores florestais reunirá produtores em Blumenau, de conservas de hortaliças e temperos em Doutor Pedrinho, de conservas de frutas em Ascurra, objetos decorativos com Palha de Milho em Itajaí, pintura em tecido em Imbuía, beneficiamento e conservação de pescado em Rio dos Cedros, produção caseira de biscoitos em Mirim Doce e tricô em Vidal Ramos.

Na região Sul de Santa Catarina, entre os cursos previstos estão o de confecção de tapetes em Araranguá, beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Florianópolis, aproveitamento integral de alimentos em Biguaçu, confeção de camisola e pijama em Garopaba, arte culinária em Turvo, licores e sucos em Timbé do Sul e produção de frangos e ovos caipiras em São Pedro de Alcântara. No Planalto Serrano, a capacitação de criação de abelha rainha atenderá produtores em Campo Belo do Sul, de olericultura orgânica em Correia Pinto, de formas associativas no meio rural em São José do Cerrito, pintura em tecido em Urupema, ponto vagonite em Lages e ponto cheio em Bom Retiro.

A região do meio oeste contará com capacitação de qualidade do leite em Abdon Batista, de reformas e pequenas costuras em Água Doce, crochê em Salto Veloso, controles gerenciais da propriedade rural em Macieira, doces de leite e iogurte em Capinzal e bordado com fita em Vargem Bonita. No oeste, entre os treinamentos estão o de casqueamento e ferrageamento de equídeos em Abelardo Luz, de produção caseira de pães em Coronel Freitas, bordado trançado com fita em Planalto Alegre, criação de bezerras e novilhas em Concórdia e confeitaria em Xanxerê. Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de crochê em Santa Terezinha do Progresso, aumento da produtividade do mel em Saltinho, piscicultura em São Miguel D’Oeste, tratamento de madeira em Descanso, ensilagem em Itapiranga, presuntaria e salamaria de carne suína em São Carlos, inclusão digital rural em Paraíso.

Os demais treinamentos podem ser conhecidos no site do Senar/SC (

), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato rural do seu município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025