Brasil e Albânia assinam memorando de entendimento
Encerra nesta terça-feira (27), em Porto Alegre/RS, o treinamento de capacitação promovido pelo Senar-RS aos 120 educadores que vão ministrar, em 68 municípios gaúchos, aulas de alfabetização para produtores e trabalhadores rurais. Foram 40 horas de treinamento abordando temas como motivação e alfabetização com vistas à qualificação profissional.
A ação é a primeira etapa do Programa Alfa – Alfabetizando para profissionalizar, realizado pelo Senar-RS desde 1998. O Alfa diferencia-se de outros programas de alfabetização por beneficiar unicamente trabalhadores rurais com aulas de alfabetização seguidas de cursos profissionalizantes, que ajudam na melhoria de qualidade de vida e renda dos participantes. “Mais do que alfabetizar os adultos, estamos preparando os professores para melhorar a auto-estima e a visão de oportunidades destes trabalhadores rurais”– explicou o Superintendente do Senar, Gilmar Tietböhl.
As aulas começam dia 2 de abril nas próprias comunidades rurais. Mais de 2 mil pessoas estão inscritas este ano, e o calendário letivo terá 210 horas/aula de alfabetização seguidas de dois cursos de formação profissional: um sobre nutrição e alimentação e outros sobre saneamento rural na propriedade.
O Alfa foi responsável pela alfabetização de 17 mil pessoas no RS, em 13 edições. É reconhecido pela Unesco e recebeu diversos prêmios em responsabilidade social, entre eles, o Top de Marketing ADVB.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura