Senar-RS promove oficinas de bovinos e ovinos na Expointer 2012

27.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Alessandra F. Bergmann

O Senar-RS estará promovendo oficinas técnicas no pavilhão de gado leiteiro e na pista de ovinos da Expointer 2012. Instrutores do Senar-RS estarão em quiosques prestando informações aos visitantes. Na pista de ovinos, o público vai conferir as melhores práticas para avaliação da condição corporal e também para manejo sanitário dos animais. A avaliação de condição corporal é uma ferramenta fundamental paradetectar problemas e definir manejo nutricional e reprodutivo dos ovinos.

Também será feita a demonstração de boas práticas no manejo sanitário animal. Os visitantes vão presenciar a melhor forma de aplicar vermífugos, vacinas, tipos de agulhas, contenção e equipamentos para cada atividade.

Os visitantes ainda receberão informações sobre rotação de potreiros, indispensável para o controle da verminose, casqueamento e tratamento de cascos. Junto com as dicas que os técnicos do Senar-RS podem dar na hora, ainda existe a orientação para os cursos que o sistema oferece.

Já no pavilhão de gado leiteiro as oficinas vão tratar sobre qualidade do leite e melhoramento genético. No primeiro tema, os visitantes vão aprender a realizar a desinfecção e o preparo do animal para a ordenha, o modo correto de realizar a higiene do ambiente e do ordenhador, e outros aspectos como a qualidade da água utilizada em todo o processo. A importância do resfriamento do leite na propriedade também será abordada.

O melhoramento genético, outro aspecto que será tema de oficinas no pavilhão do gado leiteiro, é uma ferramenta que colabora para aumento da produtividade. Os técnicos do Senar-RS vão mostrar que, ao observar a genética existente na propriedade, o produtor pode escolher um reprodutor que melhore características que vão desde qualidade do leite, até o temperamento do animal.

Conforme o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, a iniciativa é uma experiência para estar presente em mais locais e, portanto, atingir um maior público. “Outra vantagem é que poderemos aproximar cada tema de seu público específico. A expectativa é de que funcione muito bem e se acontecer, vamos repetir em outros anos”, finaliza. As oficinas têm duração de 20 minutos e vão acontecer diversas vezes ao longo do dia, durante toda a Expointer 2012.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025