Tecnologias e cultivares da Embrapa ficam mais acessíveis aos produtores
A vantagem da irrigação nas lavouras e pastagens é um das atividades que o Senar-RS apresenta ao público visitante da Expointer, junto ao pavilhão de máquinas agrícolas.
Por meio de oficinas que acontecem durante todos os dias da feira, os produtores podem conhecer o uso do recurso, tanto para lavouras como para pastagens, além de irrigação por gotejamento, aspersão e pivô.
As atividades acontecem no estande da Fockink, que terá uma maquete, com 1,40 metro de diâmetro, cultivada com aveia, milho e azevém, irrigada com um pivô central. Conforme o Chefe da Divisão Técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, a ideia é simular um sistema de rotação de culturas.
Além do modelo de pivô central, os visitantes recebem orientações sobre todos os tipos de irrigação como aspersor, gotejamento ou canhão. Os técnicos do Senar-RS também orientam os visitantes sobre a a preocupação que o homem do campo deve ter com a água e o solo. Telles afirma ainda que a tecnologia precisa ser uma forma permanente de colaborar para o aumento da produtividade e da renda da propriedade rural. Segundo ele, muitos produtores enxergam a ferramenta como necessária apenas em épocas de seca. “Se cada propriedade tivesse 30% da área irrigada, o produtor já teria um importante seguro de renda”, finaliza.
O tema da irrigação também está presente no estande do Programa Juntos para Competir, no Pavilhão Internacional. O programa é uma parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae-RS. No local, os visitantes podem manusear um sistema interativo, com tela sensível ao toque, onde encontram informações sobre conceitos, vantagens, formas de utilização e aspectos legais. Técnicos do Senar-RS estarão à disposição também neste espaço para explicar cada um dos tópicos e orientar os interessados sobre o tema.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura